06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governador eleito aposta na experiência de equipe que tem de general a médico

Publicado em 30 de outubro, 2018

Grupo é composto pelo especialista em políticas públicas, Humberto Laudares; pelo ex-secretário de Educação de São Paulo, Gabriel Chalita; o deputado estadual Luiz Castro e pelo vice-governador eleito, Carlos Alberto Almeida Filho. Fotos: Divulgação

O governador eleito do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou nesta terça-feira (30), os nomes de sua equipe da comissão de transição que irão trabalhar em conjunto com a comissão a ser criada pelo governo do Estado no levantamento de dados a fim de promover um raio-x da gestão estadual do Amazonas.

O grupo vai ser coordenado pelo administrador e especialista em políticas públicas, Humberto Laudares, que já foi secretário de Economia e Planejamento do governo do Estado de São Paulo; e terá como membros Gabriel Chalita, ex-vereador paulista e ex-secretário de Juventude e de Educação também de São Paulo; do deputado estadual Luiz Castro (Rede) e do vice-governador eleito, Carlos Alberto Almeida Filho (PRTB).

Médico e general

Nesta quarta-feira (31) desembarca na capital amazonense o médico infectologista David Uip e o general da reserva, Franklimberg Ferreira, que também vão integrar a comissão de transição do governador eleito, Wilson Lima.

O documento com os nomes dos membros será enviado amanhã ao governador Amazonino Mendes (PDT) para que seja publicado o decreto estadual com a composição da comissão de transição que irá coletar informações do governo para a próxima gestão, que se inicia em 1º de janeiro de 2019.

A criação de uma equipe de transição é prevista pela lei federal 10.609, de 20 de dezembro de 2002, amparada ainda pela Emenda Constitucional número 89 de 11 de dezembro de 2014, que determina 48 horas após o resultado final do pleito eleitoral para que a comissão seja criada, além da Resolução número 11/2016, do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que determina prazo máximo de cinco dias para que a comissão seja instituída.

Dados

O grupo de trabalho tem a prerrogativa de requerer todos os dados financeiros e administrativos do governo em andamento, bem como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária (LOA).

O governador eleito Wilson Lima explicou a escolha dos nomes pela experiência que possuem e por acreditarem na mudança e na forma de fazer política, além de terem experiências administrativas bem sucedidas em outros Estados do país.

Conheça o perfil dos nomes da equipe:

Humberto Laudares
É especialista em políticas públicas e desenvolvimento, PhD em Economia pelo Graduate Institute, em Genebra (Suíça), e mestre pela Universidade Columbia (Estados Unidos). Fez Ciências Sociais na USP e Administração na FGV de São Paulo. Trabalhou com políticas públicas em governos, no parlamento e em organismos internacionais.
Humberto Laudares já trabalhou na Secretaria de Economia e Planejamento do governo do Estado de São Paulo; no Banco Mundial; no Fundo Global de Luta contra Aids, Malária e Tuberculose e na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
É fundador de movimentos como o Agora!, o Onda Azul, o RenovaBR e o Livres, e tem como proposta de vida trabalhar pela igualdade de oportunidades.

General Franklimberg Ribeiro de Freitas
É general do Exército, de origem indígena por parte materna. Em 2017, assumiu a presidência interina da Fundação Nacional do Índio (Funai), ficando durante o período de um ano. Sua nomeação foi indicação do PSC nacional.
Franklimberg tem forte atuação no combate a crimes ambientais, ao tráfico nas fronteiras e apoio às comunidades indígenas da região e também atuou como assessor de relações institucionais do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Carlos Alberto Almeida Filho
Eleito vice-governador na chapa encabeçada por Wilson Lima, Carlos Alberto é formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é defensor público desde 2005, mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito – FADISP (SP) e titular da 1ª Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos, desde 2009.

Luiz Castro
Advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Castro é paulista e chegou ao Amazonas aos 18 anos de idade. Em 40 anos morando no Estado, Luiz Castro já foi duas vezes prefeito de Envira, município amazonense da calha do Juruá e cinco vezes deputado estadual.
Já presidiu a Associação Amazonense de Municípios (AAM); o Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icoti). Assumiu a Secretaria Estadual de Produção, Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado (Sepror) no período de 2003/2004.

Gabriel Chalita
Graduado em Filosofia e Direito é mestre em Direito e Ciências Sociais e doutor em Filosofia do Direito e Comunicação e Semiótica. Autor de mais de 63 livros. Já foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista.
Também exerceu cargos de secretário da Juventude, Esporte e Lazer e de secretário da Educação do Estado de São Paulo, onde instituiu os Programas Escola da Família, Escola de Tempo Integral e Caminho das Artes. Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por dois mandatos, vereador da cidade de São Paulo e deputado federal pelo PMDB – SP. Atuou como secretário municipal de Educação de São Paulo.

David Uip
É médico infectologista graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Fundação Universitária do ABC, Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1993).
Ocupou cargos como o de diretor-executivo do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretor do Instituto de Infectologia Emílio Ribas.
É um dos maiores especialistas em Aids no Brasil, pelo sucesso das pesquisas realizadas na Casa da Aids. Professor livre-docente de infectologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é diretor da Faculdade de Medicina do ABC, o FMABC.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.