13/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Diário digital: Pais vão receber por SMS a frequência e desempenho escolar dos filhos

Publicado em 09 de outubro, 2018

Nesta terça-feira, assessores pedagógicos participaram da apresentação dos resultados do uso do Diário Digital nas unidades. Foto: Lton Santos/Semed

Os pais e responsáveis de alunos da rede municipal de ensino poderão receber por SMS a frequência e desempenho do estudante, por meio do “Diário Digital da Secretaria Municipal de Educação (Semed)”. A Prefeitura de Manaus já tem quatro escolas que são as primeiras a utilizar a nova ferramenta, que é uma parceria com a empresa Mira Educação. O programa foi implantado no dia 1º deste mês, ainda de forma piloto, com o intuito de ser ampliado em 2019.

Nesta terça-feira, 9/10, assessores pedagógicos participaram da apresentação dos resultados do uso da tecnologia nas unidades, que aconteceu no auditório da secretaria. A utilização do Diário Digital será de duas formas, pelo celular, baixando o aplicativo “Mira Aula” ou pelo computador, por meio da plataforma “Mira Escola”. O programa funciona de forma offline, facilitando o trabalho pedagógico do professor.

De acordo com a coordenadora da Gestão Integrada da Educação (Gide), Musa Rosas, o objetivo é que, em 2019, as 498 unidades de ensino da Semed estejam fazendo uso do diário, acelerando os processos das escolas e, principalmente, facilitando o trabalho do professor. “O professor não usará mais o diário físico, tudo será registrado digitalmente e ele poderá escolher de que forma vai utilizar a ferramenta, se pelo celular, notebook ou computador. Com isso, ele ganha tempo e ainda facilita os processos das escolas, já que toda a informação sobre o aluno estará disponível de forma mais prática e célere”, explicou a coordenadora.

As escolas municipais Ana Mota, Irmã Dulce, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dalva Maria e a Creche Municipal Luzenir Farias, todas no bairro Petrópolis, zona Sul, foram as primeiras unidades a utilizar o projeto. De acordo com o gerente pedagógico da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Anderson Rodrigues, o uso da ferramenta virtual, apesar de assustar alguns educadores, em pouco tempo de implantação já mostrou ter uma boa funcionalidade. “Tudo que é novo assusta um pouco. Alguns professores demonstraram resistência, mas logo perceberam como é fácil a utilização da ferramenta”, mencionou ele.

O Diário Digital deve ser preenchido todos os dias pelo professor, da mesma forma como acontece no diário de papel, a diferença é que, se o educador deixar de preencher, o diretor da escola precisa liberar o sistema para que o conteúdo e frequência dos alunos sejam lançados. O professor também pode mandar SMS para o pai ou responsável do aluno, que poderá acompanhar o desempenho do filho, bem como a frequência do mesmo.

A Mira Educação é uma empresa de São Paulo com parcerias em mais de 25 Estados do País. A parceria sem custos para a Semed é de 2 anos, mas que pode ser renovada e sempre que necessário uma equipe virá a Manaus para orientar os professores e assessores, até que toda a rede esteja utilizando facilmente a ferramenta. “Não é um sistema difícil de utilizar, mas até todos estarem totalmente adaptados, nós faremos esse trabalho de orientação”, afirmou o fundador da empresa, Rangel Barbosa.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.