21/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Vacinação contra o sarampo será intensificada nas escolas da rede municipal

Publicado em 13 de agosto, 2018

Foto: Divulgação

Prefeitura de Manaus vai intensificar as ações de vacinação contra o sarampo nas escolas da rede municipal de ensino. Em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai notificar pais e responsáveis para que autorizem a aplicação do imunobiológico nas crianças que ainda precisam ser vacinadas.

O plano de ação foi apresentado pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, na manhã desta segunda-feira (13), durante entrevista coletiva na sede do MPE, localizada na avenida Coronel Teixeira, 7995, no Nova Esperança.

”O plano a ser seguido consistirá em notificar esses pais ou responsáveis que a vacinação será realizada na escola da criança e, em caso de falta de justificativa relevante para a não aplicação do imunobiológico, a escola acionará o Conselho Tutelar para verificar o caso. Havendo resistência, o Ministério Público será notificado, estando o pai ou responsável sujeito ao pagamento de multa que pode chegar até 20 salários mínimos”, explicou Magaldi.

A fiscalização dos casos de crianças não vacinadas por falta de autorização é necessária, pois a imunização contra doenças contagiosas como o sarampo é direito da criança e obrigação dos pais ou responsáveis.

“Com 5.700 casos notificados, é de extrema importância imunizar nossas crianças. Trata-se de saúde pública devido ao nível de contágio da doença. A vacina tríplice viral, que protege não só contra o sarampo, mas também da caxumba e rubéola, está disponível na rotina em todas as salas de vacinação da capital, nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas, basta levar identidade e cartão de vacinação da criança”, disse Magaldi.

Novo Informativo Epidemiológico

A Semsa divulgou nesta segunda-feira, 13/8, o 23º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo, mostrando que Manaus registra 723 casos confirmados da doença. São 121 casos a mais do que o registrado há uma se   vana. Os casos suspeitos e que ainda estão em investigação passaram de 4.167 para 4.694.

Ao todo, desde o início do surto da doença no mês de fevereiro, Manaus registrou 5.693 notificações de sarampo, o que engloba os 723 casos confirmados, os 4.694 casos suspeitos (aguardando resultado laboratorial) e 276 casos descartados após investigação.

A Prefeitura de Manaus continua com a intensificação do combate à doença com a oferta da vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, promovendo ações como: bloqueio vacinal nas localidades com notificação de casos suspeitos; varreduras em pontos estratégicos nos bairros com maior número de casos; ações em escolas; e fortalecendo o trabalho de rotina nas 183 salas de vacina da rede municipal para a faixa etária de um a 49 anos.

Além disso, a Semsa conseguiu superar a meta da Campanha Municipal contra o Sarampo, direcionada para crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, com a aplicação de 204.897 doses de vacina, garantindo uma melhor proteção para a faixa etária com maior risco de desenvolver complicações graves pela doença, sendo que a meta inicial era a aplicação de 191.585 doses.

“Porém, os pais e responsáveis devem continuar atentos para a avaliação do cartão de vacina das crianças em todas as faixas etárias. E é preciso aumentar a cobertura vacinal entre adolescentes, jovens e adultos até 49 anos, que devem procurar uma Unidade de Saúde para se imunizar. A vacina tríplice viral é a única forma de prevenção contra o sarampo”, alerta o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Faixa etária

O novo informativo aponta também que 44,6% dos casos confirmados estão na faixa etária de até cinco anos, seguido da faixa etária de 15 a 29 anos (32,6%). Entre todas as notificações, que incluem os novos casos suspeitos e ainda em investigação, a faixa etária de 15 a 29 anos é a mais atingida, representando 50%, seguida da faixa etária de 30 a 49 anos (14,8%) e menores de um ano (14,5%).

“Os dados mostram que, considerando o número de casos suspeitos e ainda em investigação, as novas notificações da doença apresentam uma migração da faixa etária, atingindo mais jovens adultos até 29 anos. Isso é um reflexo da intensificação na imunização de crianças, mas também mostra que adolescentes, jovens e adultos precisam procurar uma Unidade de Saúde para avaliação da situação vacinal”, reforça a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), Marinélia Ferreira.

Distritos

O 23º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo mostra que o Distrito de Saúde (Disa) Norte ainda registra o maior número de notificações, com um total de 2.127 casos notificados (37,4%). Em seguida há o Disa Leste com 1.982 notificações (34,8%), Disa Sul com 772 (13,6%), Disa Oeste com 735 (12,9%) e Disa Rural com 77 (1,4%).

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.