TRE determina afastamento imediato de prefeito de Novo Airão. Quem assume é presidente da Câmara até novas eleições

Wilton Santos foi cassado e decisão do TRE pede agora seu afastamento imediato e que o presidente da Câmara assuma. Foto: Arquivo

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) determinou nesta sexta-feira (6) o afastamento imediato do prefeito cassado de Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus), Wilton Santos e do vice-prefeito Antonio Tiburtino.

Na decisão, a Justiça Eleitoral convocou novas eleições suplementares para a cidade. O presidente do TRE, João Simões, determinou ainda que o presidente da Câmara de Vereadores, Rosivaldo Souza dos Santos, tome posse no cargo de prefeito, imediatamente e interinamente, até a realização do pleito.

Nova eleição

A data da eleição suplementar ainda não foi definida. Wilton Santos foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 22 de maio deste ano.

Ele teve suas contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU) reprovadas, e condenado por improbidade administrativa, e entrou no rol dos políticos ficha suja. Wilton Santos foi eleito, em 2016, com força de liminar, mas o MP Eleitoral pediu a cassação do diploma dele e do vice.

TSE negou recurso

Em 17 de maio deste ano, o pleno do TSE negou por 6 votos a 1, o agravo regimental do ex-prefeito, mantendo a cassação de seu mandato.

Com a manutenção da cassação, eleições suplementares deverão ser convocadas para o município. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF-AM), além de estar com os direitos políticos suspensos, o prefeito de Novo Airão não pode exercer o cargo por não ter registro de candidatura válido.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *