Pioneiro na reprodução de peixe-boi em cativeiro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), está comemorando os 14 anos de nascimento de Erê, o primeiro dos seis deles nascidos na instituição. Eles são as joias da coroa do Projeto Peixe-boi da Amazônia do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA). Só um, irmão de Erê, foi nasceu morto.
Ao esvaziar o tanque para ser realizado exame de biometria, pesagem e medida dos animais, os pesquisadores levaram um grande susto, em 1998, pois havia um bebê peixe-boi ainda envolto na placenta junto aos demais. Era Erê.
Para o veterinário do Inpa, Anselmo d’Affonseca, esse foi um acontecimento importante para obtenção de mais informações sobre a biologia da espécie. “A partir desse nascimento, começamos a ter dados sobre a interação de mãe e filhote, a composição do leite, da vocalização da mãe e filhote, da época de desmame, foi possível também começar a comparar o crescimento do Erê com os filhotes órfãos”, explica.
Outros
Além de Erê, filho do segundo peixe-boi que chegou ao projeto em 1976, a fêmea Boo, outros cinco nasceram na instituição. Em 2001, Boo deu à luz mais um filhote, mas natimorto. Em 2002, nasce o terceiro peixe-boi em cativeiro, uma fêmea, batizada de Tuã, filha da Tucano com o Yanomama.
Em 2004, nasce Kinja, filho da Boo com o Tupi. Em 2005, Inaê, de Cambá e Yanomama. Em 2010, nasce o terceiro filho legítimo da Boo, Ayrumã. Além dos filhos gerados por Boo”, ela adotou três: em 2010 a Erapuã e em 2011 dois de uma vez: Manaós e Tapajós.
Projeto Peixe-boi da Amazônia
O LMA do Inpa desde 1974 realiza atividades com peixe-boi da Amazônia, envolvendo estudos sobre biologia, ecologia, fisiologia e manejo da espécie. O Instituto possui um centro de resgate e reabilitação que se destina a recuperação dos animais e estudos em cativeiros. O sucesso do programa de reabilitação no Inpa gerou um excedente de indivíduos prontos para retornarem à natureza, tornando viável a reintrodução no ambiente natural de peixes-bois cativos visando à manutenção das populações naturais da espécie.
Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa)
A Ampa é uma organização não governamental que surgiu da necessidade de promover atividades de proteção, conservação, pesquisa, manejo do peixe-boi da Amazônia e de outros mamíferos aquáticos existentes na Amazônia: lontra neotropical, ariranha, tucuxi e boto-vermelho. A Associação é conveniada ao LMA do Inpa, em Manaus (AM), e é patrocinada pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.
Veja mais notícias em Destaques