O superintendente do Serviço Geológico do Brasil, antiga CPRM, Marco Antônio Oliveira, afirma que o rio Negro vai romper o ciclo tradicional de cheias grandes a cada 10 anos e, três anos após o recorde de 2009, subirá 19 centímetros acima dos 29,77 metros registrados naquele ano. “A cheia deste ano pode sim ser a maior de todos os tempos”, disse ele, em entrevista à rádio CBN Manaus, nesta terça-feira.
O registro na régua localizada no Roadway, em Manaus, nesta terça-feira (03/04), mostra que o rio Negro chegou à marca de 27,80 metros, subindo cinco centímetros de ontem para hoje. A medida é 19 centímetros maior que a feita no mesmo dia (03/04), em 2009.
A enchente vai, tradicionalmente, até meados de junho. Há 18 Municípios amazonenses em Estado de Emergência e a previsão é que mais de 1 milhão de habitantes do interior amazonense, além de cerca de 100 mil na capital, sejam atingidos pela alagação.
Veja mais notícias em Destaques