10/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Governo Federal estuda ajuda de R$ 8 milhões para produtores vítimas da enchente

Publicado em 01 de março, 2012

O Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimeno (MAPA), estuda a possibilidade de liberação de R$ 8 milhões de um fundo emergencial para ajudar os agricultores amazonenses que perderam parte da sua produção em decorrência da enchente. Ainda na noite desta quinta (1º/03) técnicos do ministério e da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) estavam reunidos para viabilizar o aporte dos recursos.

“Pude perceber pelo material apresentado que a situação é preocupante. O governo promoverá ações que possam minimizar o problema e nunca reparar com qualidade uma situação que vem da natureza”, disse o ministro Mendes Ribeiro.

Ele reuniu com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o titular da Sepror, Eron Bezerra, o secretário-executivo adjunto de Infraestrutura da Sepror, José Lobo, e o diretor-presidente da Codesav (defesa sanitária, animal e vegetal), Sergio Muniz. Fotos aéreas das localidades foram exibidas a Mendes.

A reunião foi feita em Brasília no gabinete da senadora Vanessa. No mesmo local foi realizado outro encontro com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que prometeu recuperar as vicinais prioritárias no Amazonas sob a responsabilidade do governo federal.

Desabrigados – A Sepror identificou 9.946 famílias desabrigadas em 327 comunidades nos municípios de Guajará, Ipixuna, Envira, Eirunepé, Itamarati, Carauari e Juruá; todos na Calha do Juruá, e Boca do Acre (Calha do Purus).

O mais prejudicado é Boca do Acre onde 1.400 famílias estão desabrigadas, sendo 969 na área rural em 74 comunidades. Guajará é o segundo município em situação mais crítica com 603 famílias desabrigadas em 74 comunidades. No geral, os produtores perderam em média 30% da produção de mandioca, milho, feijão, banana e criação de animais.

O ministro da Agricultura ainda ouviu um relato sobre as perdas dos produtores de juta e malva nos municípios de Manacapuru, Careiro da Várzea e Coari. A perda da produção em Manacapuru chega a 50%. O Amazonas produz 12 mil toneladas/ano das 20 mil toneladas produzidas e importadas pelo país.

“Foi uma reunião extremamente profícua que redundou numa nova reunião de trabalho no Ministério da Agricultura. Técnicos do ministério e do Estado do Amazonas estão buscando caminhos no sentido de contribuir e ajudar principalmente os agricultores, grande parte deles, que estão sofrendo com a cheia, não apenas perdem os seus pertences, mas, perdem exatamente o mecanismo de sobrevivência e o mecanismo de manutenção deles próprios e de toda sua família”, disse a senadora.

Eron Bezerra afirmou que o governo estadual vai compensar os agricultores com linhas adicionais de créditos e está otimista com a ajuda do governo federal de forma emergencial.  “O ministro nos disse que isso será resolvido ainda no mês de março”, ponderou.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.