12/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Crianças do Prosamim fazem fantasias de materiais reciclados

Publicado em 01 de fevereiro, 2018

 

O mês de fevereiro chegou e os preparativos para o Carnaval seguem em ritmo acelerado nos parques do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (1), o Residencial Cajual deu início à produção das fantasias que irão disputar o concurso infantil do parque, marcado para acontecer no dia 16 de fevereiro. A atividade é coordenada pela equipe socioambiental da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Além de estimular a criatividade das crianças, o objetivo é desenvolver a conscientização ecológica ao propor a confecção de fantasias de Carnaval a partir de materiais reaproveitados, como copos descartáveis, tampas de garrafa e papelão. “Eles mesmos estão fazendo tudo, do processo criativo à produção das fantasias em si. É um incentivo que fortalece a questão da preservação ambiental, tão necessária na educação básica”, disse a professora Leonora Costa, voluntária do Prosamim.

O concurso será realizado como parte da programação do Bailinho de Carnaval do Cajual (16/02), a partir das 14h, com direito a corpo de jurados e premiação para as três primeiras colocadas. Cerca de 40 crianças, com idades de 2 a 15 anos, vão se organizar em grupos para a produção das fantasias, totalizando oito equipes na disputa.

O Residencial Liberdade também realiza, no dia 09/02, das 17h às 23h, concurso de fantasias de Carnaval para crianças a partir de cinco anos. Foto: Divulgação

Em clima de folia

As crianças moradoras das unidades habitacionais do parque e também dos entornos estão mobilizadas em busca da vitória no concurso. Entre as produções idealizadas pelos pequenos, estão personagens como Malévola, Peter Pan e Mulher Maravilha. “Vamos utilizar sacos de lixo, TNT preto, papelão, tampas de garrafa e CDs”, contou o estudante Pedro Henrique dos Santos, 15.

Outro grupo, liderado pelo estudante Eduardo Soares, 13, escolheu o filme Star Wars como inspiração. “Somos quatro na equipe e cada um estará fantasiado de um personagem do filme. Somos fãs da série e também dos quadrinhos”, afirmou.

Carnaval nos parques

O Residencial Liberdade também realiza, no dia 09/02, das 17h às 23h, concurso de fantasias de Carnaval para crianças a partir de cinco anos. No Parque Mestre Chico, a partir das 14h do dia 09/02, acontece o Bailinho Infantil e concurso de fantasias, onde são esperadas 60 crianças com idades entre 4 e 12 anos. Haverá premiação para a primeira e segunda colocadas.

A equipe social do Prosamim também vai dar apoio no Carnaval da comunidade que será realizado no Parque Linear Cacimbas II, dia 09/02, a partir das 18h. As crianças do programa participarão do evento, marcando presença no Bailinho Infantil e desfile de fantasias. São esperadas, aproximadamente, 70 crianças entre cinco e 15 anos.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.