27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Você é artista e busca oportunidades no Rio de Janeiro? O Coletivo Caboclã pode ajudar

Publicado em 01 de fevereiro, 2018

Ajudar artistas da região Norte que vão ao Rio de Janeiro em busca de uma oportunidade. Esse é o objetivo de um grupo de amazonenses que residem na capital fluminense e criaram o Coletivo Caboclã.

Os músicos Dibob da Silva, Márcia Caminha, Frank Russo, Fábio Domingos, Juan Rasta e Cleiton Caminha, criadores do Caboclã, têm uma banda que toca músicas da região amazônica em eventos no sudeste do País e, por meio do projeto, convidam artistas do Norte, recém-chegados ao Rio de Janeiro, para apresentações com a banda e, para os que não têm onde ficar na cidade, oferecem um quarto de hóspedes.

A produtora do grupo e também participante do projeto, Bruna Vertemati, explica que a ação tem o objetivo de apoiar quem precisa de oportunidades. “Nos juntamos com a intenção de propagar a cultura da Região Norte no Rio de Janeiro. Nós temos uma casa na Lappa e usamos um quarto de hóspede para receber artistas nortistas que vão para a cidade divulgar o trabalho, mas também utilizamos este lugar para receber os artistas que estão sem condições de se manter e essa é a nossa forma de dar apoio a eles”, explica.

Bruna ressalta que o projeto é importante para o fortalecimento e valorização da cultura do Norte. “Nós queremos mostrar para os artistas do Norte e para as pessoas que estão com vontade de ir atrás de oportunidades, que tudo é possível, que a nossa arte é muito rica e deve ser valorizada”, diz. “O objetivo principal é mostrar para o resto do Brasil o que se pode encontrar no Norte e o que nós fazemos. Nós também trabalhamos com gastronomia, promovendo almoços e jantares culturais. Todo mundo que gosta da cultura do Norte acaba se tornando nosso parceiro”, pontua Bruna.

Apresentações de Carnaval

Apresentando o ritmo nortista em blocos do Carnaval do Rio neste mês, o Coletivo Caboclã conta com três shows marcados. Nas apresentações são tocados ritmos como cumbia, guitarrada, brega, bolero, boi-bumbá, carimbó e reggae. O grupo está planejando, ainda, a realização da banda de Carnaval “Lappazônika”, nos dias 10, 16 e 23 de fevereiro.

Para quem deseja saber mais informações sobre o Caboclã e possíveis parcerias, basta entrar em contato pelo número (21) 97909-2014.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.