Policlínica Comte Telles é reinaugurada com capacidade para realizar 1,6 milhão de exames

O prefeito Amazonino Mendes inaugurou nesta terça-feira (13), uma das mais importantes obras na área da saúde: a Policlínica Dr Antônio Comte Telles, que foi reconstruída e passa a funcionar como a maior unidade da rede, em oferta de atendimento especializado. O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, destaca que a unidade, no bairro São José III, na zona Leste de Manaus, agora conta, também, com um laboratório com capacidade potencial para processamento superior a 1,6 milhão de exames por ano. O Laboratório Distrital Leste (LDL) vai atender toda a demanda das unidades da rede municipal, localizadas naquela região.

A nova Policlínica Comte Telles e o Laboratório Distrital Leste passam a atender uma população de mais de 500 mil pessoas, na segunda zona mais populosa de Manaus, com abrangência que alcança os bairros Jorge Teixeira, Mauazinho, Puraquequara, São José Operário, Tancredo Neves e Zumbi dos Palmares. “Estamos presenciando um momento novo na saúde pública. Não conheço em Manaus nenhuma unidade tão completa, tão equipada quanto esta”, afirmou o prefeito Amazonino Mendes.

O secretário Francisco Deodato informou que os investimentos da Prefeitura no novo Comte Telles somaram R$ 2,1 milhões (obra e aparelhamento), e fazem parte do Programa de Reestruturação da Rede Pública Municipal de Saúde. O programa já permitiu a reforma ou construção de 61 unidades de saúde, em três anos de administração. Segundo Deodato, no Laboratório, com aquisição de computadores, programas de automação e equipamentos, foram aplicados R$ 2,5 milhões.

A gerente da Divisão de Apoio Diagnóstico da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lídia Luna, explica que o novo Laboratório é um módulo de alta resolutividade, com capacidade para processamento superior a cem mil exames por mês. A previsão é de que, anualmente, haja um salto de 600 mil exames, número que é realizado, atualmente, pelas unidades da rede municipal na zona Leste, para 1,6 milhão.

O LDL é dotado de equipamentos modernos, que utilizam tecnologia de ponta, para a realização de exames nas áreas de hematologia, bioquímica, imunologia/hormônio, parasitologia/urinálise e baciloscopia e cultura para tuberculose.

De acordo com a gerente, o laboratório está integrado a postos de coletas satélites nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atenderá, integralmente, a demanda de exames do Distrito Leste. Ela destaca como uma inovação importante as coletas itinerantes, que serão feitas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e Unidades de Saúde Rurais e Fluviais. Haverá também coleta em domicílio, a partir de solicitação médica, para pacientes acamados. Com esse tipo de atendimento, a Prefeitura amplia o acesso ao diagnóstico laboratorial, às pessoas que moram mais distantes do centro urbano e aos pacientes que não têm como se deslocar até as unidades de saúde.

As coletas serão integradas, on-line, com o novo Laboratório. Os pacientes são cadastrados através do software (Softlab) e uma etiqueta contendo o código de barras com todos os dados de cada um é adesivada à cada amostra. As amostras são transportadas em veículo destinado para este fim e, ao chegarem ao Laboratório Distrital, são identificadas por um leitor de código de barras. “Na triagem, são encaminhadas para os respectivos setores, para processamento em equipamentos modernos”, ressalta a gerente. Os resultados dos exames, após análise do profissional bioquímico, chegam aos postos de coleta da UBS, em média, 15 minutos após a liberação.

Para as coletas itinerantes o software é disponibilizado através de um computador portátil, que usa um sistema wirelless, para transferir e receber os dados do laboratório Distrital aos postos de coleta. Após a conclusão dos laudos, os resultados são entregues nas UBSFs, através de logística própria.

Além do Laboratório Distrital Leste, a atual administração municipal já inaugurou o LD da zona Oeste, na UBS Leonor de Freitas, na Compensa, e o LD Norte, na Cidade Nova I. O próximo a ser entregue será o Laboratório Distrital Sul, nas dependências da UBS Morro da Liberdade. “Com os quatro Laboratórios em funcionamento, a Prefeitura estará atendendo a demanda anual de exames da rede municipal de saúde, que é de, aproximadamente, 6 milhões de procedimentos. E, o mais importante: exames processados dentro dos mais modernos padrões de qualidade”, afirma Francisco Deodato.

Reforma geral – A Policlínica Comte Telles recebeu uma reforma geral, desde a recepção. Todos os espaços foram ampliados para a realização de consultas médicas especializadas e serviços nas áreas de dermatologia, neurologia, nefrologia, oftalmologia, cardiologia, fisiatria, ortopedia, infectologia, ginecologia, peneumologia, enfermagem, farmácia, Raio X,  serviço social, fisioterapia, psicologia, nutrição, telemedicina e odontologia.

Na área de atendimento à mulher, a Policlínica passa a oferecer os serviços de mamografia, que não tinha antes, e reforça a oferta de ultrassonografia, com a aquisição de equipamentos de ponta. O atendimento nas áreas de pneumologia e tisiologia ganharam nova estrutura, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *