Justiça Federal vai pedir extradição de narcotraficantes da FDN presos na Colômbia. Veja vídeo

“Mano Greg” ganhou o direito da liberdade provisória na Justiça e fugiu para a Colômbia, onde foi preso nesta segunda. Ele estava na lista vermelha de procurados da Interpol. Foto: Divulgação

A Polícia Federal confirmou que os narcotraficantes da facção criminosa Família do Norte (FDN) Gregório da Graça Alves, o “Mano Greg”, e Afonso Celso Caldas, o “Celsinho”, presos na Colômbia, durante operação integrada com a Interpol, serão extraditados para o Brasil.

Segundo a fonte, ainda não há previsão para a extradição, que é realizada pela Justiça Federal. Os dois foram detidos pela Fiscalia General de La Nación, polícia colombiana, e um vídeo da ação pode ser visto aqui, após ter sido postado no YouTube.

Extradição

“Mano Greg” e “Celsinho” estão foragidos da Justiça brasileira desde ano passado e estavam com os nomes incluídos na lista de procurados da Interpol para fins de extradição pelo crime de tráfico de drogas internacional. Ambos tem mandados de prisão preventiva em aberto na Justiça do Amazonas.

Eles são procurados desde a Operação “La Muralla”, deflagrada em 2015, que desmontou o comando principal da facção criminosa no tráfico internacional na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, levando seus principais chefões para atrás das grades.

Um desdobramento da La Muralla apurou ainda a venda de alvarás de solturas e prisões domiciliares para traficantes no Amazonas, terminando no afastamento da desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado de suas funções do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

O Brasil tem tratado de extradição assinado com a Colômbia (Decreto nº 6.330/1940) e, em geral, em extradições o processo de cooperação até a chegada de procurados no País é realizado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (DRCI/SNJ), do Ministério da Justiça e Cidadania, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Polícia Federal/Interpol e também com o auxílio da Polícia Federal brasileira na Colômbia.

De assassinatos a chacina

A FDN é envolvida em uma série de assassinatos, massacre em presídios do Amazonas, roubos e tráfico de drogas. As informações fazem parte do processo, que corre em segredo de Justiça e tem denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

https://youtu.be/qzSlhvERwRA

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *