03/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Apenas 2 em cada 10 brasileiros votam seguindo orientação religiosa, diz pesquisa Datafolha

Publicado em 23 de outubro, 2017

Oito em cada 10 brasileiros dizem que não levam em conta a opinião de seus líderes religiosos para escolher seus candidatos nas eleições, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (23).

O levantamento não leva em consideração os 8% que declararam não ter religião. Entre os 19% que consideram as recomendações, 4% o fazem apenas se o candidato for ligado à sua igreja.

Entre as religiões, a evangélica é a mais suscetível à recomendação de suas congregações. Entre os católicos, por exemplo, apenas 19% costumam considerar votar em candidatos apoiados por seus líderes.

A pesquisa foi realizada entre 27 e 28 de setembro com 2.772 entrevistados em 194 cidades. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

Confira o resultado da pesquisa por religião:

Costuma considerar candidatos apoiados por seus líderes religiosos?

Geral: 19%

Entre católicos: 17%

Entre evangélicos: 26%

Já votou num candidato recomendado pela igreja?

Geral: 9%

Entre católicos: 6%

Entre evangélicos: 16%

Já votou em um candidato evangélico?

Geral: 21%

Entre católicos: 15%

Entre evangélicos: 31%

Votaria em um presidenciável católico?

Com certeza: 25%

Talvez: 49%

De jeito nenhum: 16%

Votaria em um presidenciável evangélico?

Com certeza: 21%

Talvez: 46%

De jeito nenhum: 24%

Votaria em um presidenciável ateu?

Com certeza: 8%

Talvez: 33%

De jeito nenhum: 52%

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.