02/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Primeira feira de alimentos 100% orgânicos será inaugurada nesta quinta-feira em Manaus

Publicado em 25 de setembro, 2017

Na próxima quinta-feira, 28, Manaus vai ganhar mais uma feira regional, desta vez, em uma iniciativa inédita, os produtores vão oferecer exclusivamente produtos orgânicos. A feira vai acontecer quinzenalmente dentro do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado na avenida André Araújo, Aleixo.

Em uma estrutura oferecida pelo instituto, as edições vão acontecer duas vezes ao mês de 16h às 19h, com a presença de 40 produtores certificados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que irão comercializar frutas, hortaliças e legumes orgânicos. Para o Presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Lissandro Breval, esta é mais uma iniciativa que vai beneficiar a população. “A feira irá beneficiar principalmente aquelas pessoas que consomem produtos orgânicos, mas tem dificuldade de encontrá-los na cidade”, afirma Lissandro. A ADS coordena atualmente 17 Feiras Regionais entre capital e interior do Estado.

Serão fornecidos bonés, coletes e camisas para a caracterização dos produtores participantes. Além dos produtos orgânicos, também terá a venda pescados como surubim, pacu e sardinha, oriundos de pesca extrativa (captados do rio), essas são as espécies permitidas para comercialização pelo período defeso, que é a época em que as atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comerciais ficam vetadas ou controladas.

Benefícios

Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.

A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem.

“O consumo de alimentos orgânicos pode evitar diversos problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, a população de Manaus vai ganhar agora um local para adquirir esses produtos que não são prejudiciais ao nosso organismo”, destaca o presidente da agência.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.