
Candidatos começam programas eleitorais na rádio e TV nesta terça-feira, dividindo 10 minutos entre 9 concorrentes ao governo. Inserções diárias somam 30 minutos. Fotos: Divulgação
Depois de uma parada de 8 dias com a suspensão das eleições por força de liminar, começa nesta terça-feira (11) o horário eleitoral gratuito no rádio e televisão da eleição suplementar para o cargo de governador do Amazonas. O primeiro e segundo turno da votação estão previstos para ocorrer nos dias 6 e 27 de agosto, respectivamente.
São 9 candidatos dividindo 10 minutos de propaganda exibida de 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40, na televisão, às terças-feiras, quintas e sábados; e no rádio, das 7h30 às 7h40 e das 11h30 às 11h40, às terças-feiras, quintas e sábados.
Segundo sorteio, o primeiro candidato a aparecer no horário é o ex-governador Amazonino Mendes (PDT), seguido de Eduardo Braga (PMDB), Jardel Deltrudes (PPL), Liliane Araújo (PPS), Marcelo Serafim (PSB), Luiz Castro (Rede), Rebecca Garcia (PR) e José Ricardo (PT).
Amazonino Mendes terá um tempo de 3min17s para defender suas propostas pela coligação “Movimento pela reconstrução do Amazonas”. Criador da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), o candidato vai explicar como pretende arrumar a máquina administrativa em 12 meses. “Agora em agosto vamos eleger o governador para um mandato de pouco mais de um ano. A minha proposta é 12! Doze meses para arrumar a casa, a saúde e a educação. Doze meses para arrumar as finanças e a segurança, além de equilibrar o Estado”, adiantou.
Nos primeiros programas, Amazonino apresentará um pouco da vida pública iniciada na década de 80 e as ações que lhe transformaram no gestor de carreira da política amazonense. “A eleição está começando agora. Isso é coisa séria. Faremos uma eleição limpa, digna e decente. Nós não queremos e não vamos detratar ninguém. Como também, de resto, nós não vamos aceitar provocações. Vamos lutar e trabalhar aqui para você. É a busca de salvamento para o Estado. Nós teremos 12 meses para isso”, comentou.
O senador e ex-governador Eduardo Braga terá 2min43s do horário destinado à propaganda eleitoral e na estreia vai apresentar as propostas do Plano Emergencial para tirar o Amazonas da crise, conteúdo que vem trabalhando na campanha. E na primeira aparição nas mídias de rádio e TV, o programa do peemedebista terá a participação do pai do senador, Carlos Braga.
Braga conta com um marqueteiro de peso na campanha, o jornalista Chico Mendez, que já fez trabalhos internacionais vitoriosos com o sócio Renato Pereira, no Peru, na eleição do presidente Pedro Paulo Kucynski, e na Venezuela, para Henrique Caprilles (perdeu para Nicolas Maduro).
Mendez já trabalhou para o senador Aécio Neves e para o governador de Minas, na campanha do petista Fernando Pimentel. Para o jornalista, as campanhas precisam de linguagem ágil, unindo jornalismo e publicidade para contar boas histórias.
Com 44 segundos de tempo eleitoral, o deputado estadual Marcelo Serafim não tem marqueteiro, mas um grupo de jovens idealistas, como define, trabalhando na redação e edição. E saindo na frente, o candidato estava compartilhando nas redes sociais e pelo WhatsApp, já nesta segunda-feira, seu programa.
No material enviado, Marcelo faz uma pequena biografia com toque familiar e mostra que o estudo e os mandatos de deputado federal e de vereador o credenciam à disputa atual: “Estou preparado para governar meu Estado para fazer a mudança, com coragem e atitude”.
Feminino
A disputa ao Governo do Amazonas tem duas mulheres, e uma delas é a jornalista Liliane Araújo (PPS), que pretende destacar as razões pela qual concorre ao pleito. “Somos uma chapa para renovar a política, rejeitando a aliança de quem já governou e a de quem governa atualmente. Somados os dois ex-governadores e mais a candidata do atual governador, tiveram 19 anos para solucionar problemas históricos do Estado, mas não apresentaram soluções nesse período. Não será num governo de apenas 1 anos que o farão. A linha do programa é a de um convite à renovação”, falou a candidata.
Na equipe, além da militância jovem do partido, Liliane reforçou o time com marqueteiros do PPS nacional, entre eles Fabiano Caldeira, responsável pela eleição do prefeito de Vitória (ES), Luciano Rezende (PPS). A coligação terá 25s de horário eleitoral.
Com cerca de 14s de tempo, Luiz Castro confia na equipe focada e local, modesta, mas determinada a apresentar as propostas do candidato. O primeiro programa será mais uma apresentação dos candidatos.
O petista José Ricardo terá 1min30 de TV e rádio, e a principal mensagem será mostrar o olhar para o “futuro e não para o passado, para velhas e cansadas formas de fazer política”. “Vamos levar as propostas com base nas necessidades da população. Nosso Plano de Governo é participativo e estará em constante construção até o final da campanha, para coletar o máximo possível de sugestões vidas da sociedade”, fala o deputado estadual José Ricardo.
O vereador Wilker Barreto tem como estrategista de marketing Warly Bentes, jornalista e publicitário, experiente em campanhas no Amazonas, tendo trabalhado para políticos como o vice-prefeito Marcos Rotta, a senadora Vanessa Grazziotin, Eduardo Braga e o prefeito Arthur Virgílio Neto, em 2016, como estrategista de mídias e auxiliar de Marcos Martinelli.
Warly diz que criatividade e inovação serão bem dosados para a campanha de Wilker, já que eleitores estão cansados de “velhas promessas e práticas na política. Wilker é um gestor moderno e totalmente antenado com as novas tecnologias”, afirmou. O estrategista aponta que a comunicação vai, naturalmente, refletir essas características no material. As redes sociais também serão aliados no trabalho.
O último a se inscrever, individualmente, para concorrer ao cargo de governador, o empresário e cabeleireiro Jardel Deltrudes terá 6 segundos para tentar expor suas propostas e se apresentar, o que fará com criatividade e frases fortes. “O poder está nas suas mãos” é uma delas, explica o concorrente. Nas mídias sociais, Jardel vai explorar um lado mais criativo e divertido na campanha, para chamar atenção. Em um vídeo enviado pelo WhatsApp, Deltrudes, anuncia que vai visitar e conhecer a população amazonense e que tudo o que precisa é “simplesmente de humildade”.
A candidata da coligação “Coragem para renovar”, a ex-deputada federal Rebecca Garcia, recomeçou as gravações após a suspensão do pleito, garantindo a mesma “determinação e a força de quem deseja, de verdade, trabalhar para tirar o Amazonas da crise”.
Na plataforma de campanha, Rebecca vai focar na geração de emprego e renda. “Temos a certeza de que vamos chegar no segundo turno fazendo uma campanha pé no chão, assumindo compromissos que poderão ser cumpridos em um mandato curto. Queremos que o Amazonas tenha um governo à altura do seu povo e dos seus sonhos”, adianta.
Tempo
O tempo destinado à propaganda eleitoral por meio de inserções, de 30s, será de 30 minutos diários, de segunda-feira a domingo, distribuído ao longo da programação veiculada entre às 5h e 0h, em três blocos. Segundo TRE-AM, a propaganda eleitoral gratuita em rede, durante o primeiro turno, terá a duração de 10 minutos e será exibida entre os dias 11 de julho e 3 de agosto, no primeiro turno.