
Após 60 dias da Sexta-Feira Santa, católicos celebram o corpo e o sangue de Cristo. Milhares de fiéis participaram da programação da missa e procissão. Foto: Reprodução
Fiéis se reuniram em celebração para uma das mais tradicionais comemorações católicas, o Corpos Christi, que saúda a Eucaristia, mistério que representa o corpo e o sangue de Cristo.
Em Manaus, milhares de pessoas realizaram hoje uma missa campal seguida de procissão. Com tempo firme, a previsão dos organizadores era reunir em torno de 60 mil fiéis, mas segundo a PM, que fez a segurança dos cidadãos, a estimativa de público ficou em torno de 35 mil pessoas.
Independente dos números, a procissão teve início por volta das 17h, seguindo pelas avenidas Sete de Setembro e Joaquim Nabuco, em direção à rua 10 de julho, retornando à avenida Eduardo Ribeiro, onde uma nova celebração encerrou a programação do evento.
O evento ocorre 60 dias após a Sexta-Feira Santa, sempre às quintas-feiras, explica o padre Joaquim Hudson, da Catedral Metropolitana de Manaus. “Esta tradição dos católicos começou a ser comemorada no século 13 e perdura até hoje. Na Eucaristia, Jesus instituiu o pão como o seu corpo e o vinho como o seu sangue, durante a ceia”, explicou.
A celebração terminou com a benção presidida pelo arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani.