
Arthur Virgílio quer buscar recursos em Brasília para ampliar Passo a Paço
Criado em 2015, durante a gestão de Arthur Virgílio Neto à frente da Prefeitura de Manaus, o Festival Passo a Paço cresceu ao longo de uma década e se consolidou como um dos principais eventos culturais da capital. Agora candidato a deputado federal pelo MDB, Arthur afirma que pretende buscar recursos e parcerias em Brasília para ampliar a estrutura e o alcance do festival.
A primeira edição reuniu 32 mil pessoas no entorno do Paço da Liberdade, em maio de 2015. A iniciativa tinha como proposta estimular a ocupação do Centro Histórico por meio da cultura, gastronomia e entretenimento, aproximando a população da área onde Manaus começou a se desenvolver.
Nos anos seguintes, o evento ganhou novas dimensões. Em 2019, chegou a reunir 63.493 pessoas em uma única noite e ocupou uma área superior a 45 mil metros quadrados, com apresentações musicais, gastronomia e intervenções artísticas.
Naquele ano, o festival também passou a integrar oficialmente o Calendário de Eventos de Manaus, por meio da Lei Municipal nº 2.526. Arthur chegou a defini-lo como uma espécie de “Rock in Rio da Amazônia”, em referência à combinação de atrações locais, nacionais e internacionais.
Em 2024, segundo estimativa divulgada pela Prefeitura de Manaus, 445 mil pessoas passaram pelo evento durante três noites. A programação foi distribuída por diferentes pontos do Centro Histórico, com 15 palcos e espaços de ocupação.
“Quando criamos o Passo a Paço, a nossa intenção era muito maior do que realizar um evento. Queríamos devolver o Centro de Manaus ao povo, fazer as pessoas voltarem a ocupar aquele espaço e mostrar que cultura também gera emprego, renda e turismo. Hoje, olhar para o tamanho que o Passo a Paço alcançou é motivo de orgulho”, afirma Arthur.
Candidato à Câmara dos Deputados, Arthur afirma que pretende usar sua experiência política em Brasília para buscar recursos, parcerias e instrumentos de incentivo destinados ao festival.
A proposta apresentada pelo candidato inclui ampliar a estrutura do Passo a Paço, fortalecer a participação de artistas amazonenses e contribuir para a atração de nomes nacionais e internacionais. Arthur também relaciona o crescimento do evento ao fortalecimento de atividades como gastronomia, comércio, hotelaria, transporte e prestação de serviços.
“Eu quero fazer em Brasília aquilo que sempre fiz quando tive responsabilidade pública: abrir portas para Manaus. Se ajudei a criar o Passo a Paço, quero agora ajudar a fazê-lo crescer. Quero buscar recursos e parcerias para que ele possa ser cada vez maior, gerar mais oportunidades para os nossos artistas e colocar Manaus definitivamente no circuito dos grandes festivais do Brasil”, destaca.
Arthur também defende que o festival continue funcionando como instrumento de ocupação e valorização do Centro Histórico, área que concentra parte importante do patrimônio arquitetônico e cultural de Manaus.
“O Centro Histórico não pode ser apenas um lugar por onde as pessoas passam. Ele precisa ser um lugar onde as pessoas vivem, celebram, trabalham e reconhecem a sua própria história. O Passo a Paço mostrou que isso é possível”, afirma.
Arthur Virgílio Neto disputa uma vaga de deputado federal com o número 1545. Ao longo da trajetória política, exerceu os cargos de prefeito de Manaus, senador, deputado federal e ministro.
Veja mais notícias em Política