02/SET 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Manaus conclui pagamento de prêmio de desempenho às equipes da Atenção Primária

Publicado em 02 de setembro, 2026

Ao todo, 3.176 servidores ativos e inativos, vinculados às equipes no ano de 2024, foram beneficiados. (Foto: Márcio Gleyson/Semsa)

A Prefeitura de Manaus realizou, no final de agosto, o pagamento do Prêmio de Valorização por Desempenho (PVD) para 376 profissionais das equipes de Saúde Bucal (eSB) e Multiprofissionais (eMulti) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Com a medida, a gestão municipal concluiu o repasse do incentivo, referente ao ano de 2025, aos servidores de todas as equipes de saúde da rede básica, incluindo as de Atenção Primária (eAP) e de Saúde da Família (eSF).

O PVD foi instituído pelo prefeito de Manaus, Renato Junior, no último mês de maio, por meio da Lei nº 3.649, para garantir o pagamento das verbas da parcela adicional do Componente de Qualidade, repassadas pelo Ministério da Saúde, para os profissionais das equipes eAP, eSF, eSB e eMulti da rede municipal, conforme metas e resultados obtidos em indicadores de saúde.

Com o pagamento finalizado, o prefeito reafirma o seu compromisso de valorizar e assegurar o direito dos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) ao incentivo. Ele lembra que a gestão municipal se empenhou em pagar o Componente de Qualidade às equipes da rede municipal, desde que a parcela foi instituída na nova metodologia do cofinanciamento federal, em 2024.

“Fomos a primeira capital a ter esse pagamento regulamentado em lei, garantindo que os profissionais que mais se dedicam em prol da saúde básica e da população sejam devidamente reconhecidos. Com essa legislação, nós asseguramos que os trabalhadores recebam o prêmio, enquanto houver os repasses pelo Ministério da Saúde”, assinala Renato Junior.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Nagib Salem, o pagamento do PVD às equipes da Atenção Primária estimula a melhoria contínua do atendimento prestado aos usuários, famílias e comunidades, organizando o processo de trabalho com foco em resultados efetivos de saúde.

“Esse incentivo se reflete na atenção que a mãe, a gestante, o idoso, todos os usuários recebem na unidade de saúde. Ele não só valoriza o servidor como favorece o cuidado integral nas ações de prevenção e promoção da saúde na rede municipal”, declara o secretário.

Para a gerente de Saúde Bucal da Semsa, cirurgiã-dentista Cláudia Carvalho, a lei municipal que instituiu o PVD foi uma conquista para as equipes da saúde básica. “É justo, pois nossos servidores estão sendo pagos pelo desempenho e se sentem valorizados. Alguns municípios pagam o prêmio às equipes, mas sem previsão legal, de modo que podem deixar de pagar a qualquer hora. Aqui em Manaus não, é lei”, celebra a gestora.

Pagamento

As equipes eAP e eSF da Semsa foram as primeiras a receber o PVD referente a 2025, com pagamentos realizados no último mês de junho. Ao todo, 3.176 servidores ativos e inativos, vinculados às equipes no ano de 2024, foram beneficiados com o montante de R$ 2.303.259,83, destinados ao prêmio, a partir de repasse do Ministério da Saúde.

Neste mês de agosto, outros 376 profissionais das equipes eSB e eMulti da pasta terão o incentivo acrescido à remuneração mensal. O valor total repassado pelo órgão federal de saúde e destinado ao PVD para os servidores é de R$ 254.901,62. As informações são da Diretoria de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde da Semsa.

Incentivo

O Componente de Qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS) é destinado pelo Ministério da Saúde a profissionais das equipes eAP, eSF, eSB e eMulti do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do modelo de cofinanciamento federal da APS. O incentivo visa estimular a melhoria dos serviços prestados à população, com repasses definidos segundo os resultados obtidos pelas equipes em indicadores de saúde.

Por meio da Lei 3.649, de 22 de maio de 2026, a Prefeitura de Manaus instituiu o PVD para os servidores das equipes da Atenção Primária, com o objetivo de promover o pagamento da verba do Componente de Qualidade, repassada pelo Ministério da Saúde, mediante aferição de produtividade e desempenho das equipes no ano anterior. Os repasses do órgão federal são feitos para o Fundo Municipal de Saúde (FMS).

O PVD tem como diretrizes a valorização por desempenho coletivo institucional, o fortalecimento de metas baseadas em evidências e indicadores do SUS, a promoção de eficiência, equidade e humanização no atendimento à população, e o estímulo à inovação, resolutividade e boas práticas de gestão em saúde.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.