27/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

DNIT inicia dragagem em quatro trechos de rios do Amazonas

Publicado em 27 de agosto, 2026

Foto: Divulgação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai iniciar, na primeira quinzena de setembro, obras de dragagem de manutenção em quatro trechos hidroviários do Amazonas. As ordens de serviço já foram emitidas e as empresas responsáveis estão mobilizando equipes e equipamentos.

As intervenções vão alcançar rotas importantes para o transporte de passageiros e cargas no interior do Estado, incluindo trechos do rio Solimões e a ligação entre Manaus e Itacoatiara.

Os quatro trechos definidos pelo DNIT são:

  • Benjamin Constant–São Paulo de Olivença;
  • Tabatinga–Benjamin Constant;
  • Coari–Codajás;
  • Manaus–Itacoatiara.

As obras fazem parte do Plano Anual de Dragagem de Manutenção Aquaviária (PADMA), programa destinado à manutenção das condições de navegabilidade das hidrovias sob responsabilidade do governo federal.

Dragagem durante a vazante

A programação das intervenções é definida a partir do monitoramento periódico das hidrovias. O acompanhamento permite localizar pontos onde a redução da profundidade pode dificultar ou restringir a passagem das embarcações.

A necessidade de manutenção ganha importância durante a vazante dos rios, quando bancos de areia e outros obstáculos podem reduzir o canal disponível para navegação.

Segundo o DNIT, o modelo adotado prevê planejamento de longo prazo e contratos com vigência de cinco anos, permitindo que as dragagens sejam realizadas de maneira preventiva e contínua nos pontos considerados críticos.

Os trabalhos serão executados pelo método de sucção e recalque, no qual o material acumulado no fundo é retirado para restabelecer as condições necessárias à passagem das embarcações.

No trecho Manaus–Itacoatiara, será utilizada uma draga do tipo Hopper, embarcação especializada que remove sedimentos do leito e os armazena temporariamente para posterior disposição em local definido para a operação.

Transporte depende dos rios

A manutenção dos canais de navegação é particularmente importante no Amazonas, onde o transporte fluvial funciona como principal ligação de diversos municípios com Manaus e outras cidades.

Além do deslocamento de passageiros, as hidrovias são utilizadas para transporte de alimentos, combustíveis, medicamentos, insumos e outras cargas destinadas ao abastecimento das cidades do interior.

De acordo com o DNIT, as dragagens previstas para setembro têm como objetivo preservar a segurança e a regularidade da navegação e evitar interrupções no transporte de passageiros e cargas durante a redução do nível dos rios.

#DNIT, #Dragagem, #Amazonas, #RiosDoAmazonas, #Manaus, #Itacoatiara, #Coari, #Codajás, #BenjaminConstant, #Tabatinga, #SãoPauloDeOlivença, #Hidrovias, #Estiagem

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.