
Sistema Paredão localizou média de dois veículos roubados ou furtados por dia; operações também devolveram motos desaparecidas havia anos. (Foto: Divulgação)
O sistema de segurança pública do Amazonas recuperou 228 veículos com registro de roubo ou furto entre abril e julho de 2026. Segundo dados divulgados pelo Governo do Estado, o número corresponde a uma média de 76 veículos a cada 30 dias no período e representa 53% dos 427 recuperados desde janeiro.
As recuperações envolvem ações das polícias Civil e Militar e o uso do Sistema Paredão, que identifica veículos com restrições a partir de câmeras e leitores de placas instalados em diferentes pontos de Manaus e em viaturas.
Entre os veículos localizados está a motocicleta do mototaxista Natanael Rodrigues, de 29 anos, roubada há três anos. A moto foi recuperada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).
“Eu me senti muito feliz porque é uma moto que eu usava no meu dia a dia. A minha vida virou de ponta-cabeça depois que eu perdi esse veículo. E hoje estou tendo a oportunidade de reencontrá-lo e recomeçar”, afirmou.
Outra motocicleta devolvida havia desaparecido há oito anos. O veículo pertencia ao irmão já falecido da enfermeira Suziane Rodrigues de Lima, de 40 anos, moradora da Colônia Oliveira Machado.
“É muito prazeroso saber que a polícia está nas ruas, está agindo, combatendo o crime, e as motos que foram furtadas estão sendo devolvidas aos donos”, disse.
De acordo com o Governo do Amazonas, o Sistema Paredão dispõe de mais de 650 câmeras instaladas em pontos estratégicos, além de 400 leitores de placas em viaturas e 254 pontos de reconhecimento facial distribuídos por 172 totens.
A tecnologia permite cruzar informações sobre placas de veículos com os registros policiais e emitir alertas para auxiliar na localização de automóveis e motocicletas roubados ou furtados.
O governador Roberto Cidade (União Progressista), candidato à reeleição, atribuiu os resultados à combinação de tecnologia, inteligência policial e presença das forças de segurança nas ruas.
“Estamos fortalecendo o trabalho de inteligência, ampliando a atuação do nosso efetivo e garantindo um policiamento cada vez mais presente”, afirmou.
As ações também integram a Operação Segurança Presente, que reúne Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e órgãos de inteligência.
Tags SEO: Roberto Cidade, segurança pública, veículos recuperados, motocicletas roubadas, Sistema Paredão, DERFV, Polícia Civil, Polícia Militar, Manaus, Amazonas
Veja mais notícias em Cidade