26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Omar defende fortalecimento dos conselhos tutelares e valorização dos profissionais

Publicado em 22 de julho, 2026

Foto: Divulgação

O senador e pré-candidato ao Governo do Amazonas, Omar Aziz (PSD), defendeu nesta quarta-feira (22) o fortalecimento dos conselhos tutelares, com melhores condições de trabalho, valorização profissional e ampliação da estrutura de atendimento em todo o estado. As propostas foram apresentadas durante o 2º CapacitaCon, em Manaus, evento voltado à capacitação de conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção à infância e à adolescência.

Ao discursar para representantes de diversos municípios amazonenses, Omar destacou que a realidade do interior exige investimentos compatíveis com as características geográficas da região. Segundo ele, o atendimento às comunidades ribeirinhas depende de equipamentos adequados para garantir o acesso dos conselheiros.

“O equipamento não é só uma viatura com quatro rodas. No interior, há comunidades onde só se chega de lancha. O nosso interior é muito diferente”, afirmou.

O senador também defendeu a valorização da categoria, ressaltando que muitos conselheiros precisam exercer outras atividades para complementar a renda familiar.

“Hoje, muitas vezes, o conselheiro precisa ter outra atividade para sustentar a família. É importante discutir formas de fortalecer esse trabalho para que esses profissionais tenham condições de atender a população com mais estrutura”, disse.

O conselheiro tutelar de Alvarães, Leandro, afirmou que a falta de estrutura continua sendo um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais que atuam no interior do Amazonas.

“Muitos conselhos tutelares enfrentam falta de estrutura e dificuldades de acesso às comunidades. O apoio com veículos adequados e a valorização dos conselheiros são fundamentais para melhorar o atendimento”, declarou.

Durante a participação no encontro, Omar também defendeu o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção da violência contra crianças e adolescentes, ao combate à exploração sexual e à dependência química. Para o senador, investir em ações preventivas é mais eficaz do que atuar apenas após a ocorrência dos problemas.

“É muito mais importante trabalhar na prevenção do que agir apenas depois que o problema já aconteceu”, concluiu.

Também participaram do evento a deputada estadual Alessandra Campelo, o deputado federal Silas Câmara, o presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Anderson Sousa, além de representantes de entidades ligadas aos conselhos tutelares e à rede de proteção à infância e à adolescência.

#OmarAziz, #ConselhosTutelares, #CapacitaCon, #Infância, #Adolescência, #Amazonas, #Eleição2026, #ProteçãoSocial, #InteriordoAmazonas, #PolíticasPúblicas

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.