
Árbitro esloveno Slavko Vinčić vai apitar a decisão da Copa do Mundo
O árbitro esloveno Slavko Vinčić será o responsável por comandar a final da Copa do Mundo da FIFA 2026™ entre Argentina e Espanha, neste domingo, 19 de julho, no Estádio de Nova York/Nova Jersey. O árbitro descreveu a oportunidade como uma “honra incrível”.
Vinčić, de 46 anos e natural de Maribor, na Eslovênia, foi informado da escala por Pierluigi Collina, diretor de arbitragem da FIFA e presidente do Comitê de Árbitros da entidade, e contou que ficou surpreso com a notícia.
“Primeiro, foi um choque. Depois, felicidade. Eu estava tremendo. É uma honra incrível receber a final da Copa do Mundo da FIFA”, afirmou. “É algo que representa apenas um sonho para um árbitro, para um jovem árbitro quando começa a carreira. Por isso, estou muito orgulhoso, muito orgulhoso de mim e da minha equipe.”
Com a escala, Vinčić se torna o 23º árbitro da história a comandar uma final de Copa do Mundo e o primeiro esloveno a alcançar esse feito.
“É muito difícil colocar tudo isso em palavras, mas estou muito orgulhoso por representar meu país, a Eslovênia, no maior evento esportivo do mundo”, disse. “Estou muito orgulhoso. Minha equipe também está, e faremos o nosso melhor.”
Vinčić é um árbitro experiente, com passagens por algumas das principais competições do futebol europeu e internacional. Ele apitou jogos da Eurocopa de 2020 e, dois anos depois, comandou a final da Liga Europa de 2022, entre Eintracht Frankfurt e Rangers.
Em 2024, foi o árbitro da final da Liga dos Campeões da UEFA entre Borussia Dortmund e Real Madrid, além de atuar na Eurocopa de 2024, incluindo a semifinal entre França e Espanha. No ano passado, também trabalhou em partidas da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025™, disputada nos Estados Unidos.
Esta será sua segunda Copa do Mundo. Na edição de 2022, no Catar, dirigiu duas partidas. Já no Mundial de 2026, apitou os confrontos entre Brasil e Marrocos e Jordânia e Argélia, pela fase de grupos, além do duelo entre México e Equador, pela fase de 32 avos de final.
A FIFA também confirmou as equipes responsáveis pelo árbitro de vídeo para as duas partidas. Na decisão do terceiro lugar, o uruguaio Leodan González será o VAR, com o americano Armando Villarreal como assistente de vídeo (AVAR) e o espanhol Carlos Del Cerro Grande como árbitro de apoio ao VAR.
Já na final de domingo, o alemão Bastian Dankert comandará o VAR. Ele terá como assistente o colombiano Nicolás Gallo, enquanto o catariano Khamis Al Marri será o árbitro de apoio ao sistema de vídeo.
Veja mais notícias em Esporte