17/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Adjuto Afonso é eleito presidente da Aleam em sessão extraordinária

Publicado em 15 de julho, 2026

Foto: Divulgação

O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) foi eleito, nesta quarta-feira (15), em sessão extraordinária realizada no Plenário Ruy Araújo, para o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A votação atendeu à decisão liminar do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a realização de novo pleito para o comando da Casa.

Adjuto Afonso recebeu 19 votos favoráveis e cinco contrários, garantindo sua permanência na presidência até 31 de janeiro de 2027. Desde o dia 4 de abril, ele exercia a função de forma interina, após a saída de Roberto Cidade (União Brasil), que deixou o cargo para assumir o Governo do Amazonas.

Após a proclamação do resultado, o parlamentar agradeceu o apoio recebido dos colegas e afirmou que pretende conduzir os trabalhos da Assembleia com diálogo e independência. “Esse mandato será de discussão e de diálogo com todos”, declarou.

Em sua fala, Adjuto também destacou a autonomia do Legislativo em relação ao Executivo. “A Assembleia Legislativa não será um puxadinho do Executivo estadual”, afirmou.

O novo presidente será empossado ainda nesta quarta-feira e comandará a Aleam até o fim da atual legislatura administrativa, em 31 de janeiro de 2027.

#Aleam, #AdjutoAfonso, #Eleição, #STF, #RobertoCidade, #Amazonas

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.