22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Em um mês de gestão, Roberto Cidade amplia investimentos e entregas no Amazonas

Publicado em 04 de junho, 2026

Foto: Arquivo/Secom

Em apenas 30 dias à frente do Governo do Amazonas, o governador Roberto Cidade realizou ações e entregas em todas as regiões do estado. A gestão iniciou com reforço nos investimentos em segurança pública, saúde, infraestrutura, assistência social, habitação, desenvolvimento regional, educação profissional e geração de oportunidades.

Eleito pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) após a vacância dos cargos de governador e vice-governador, Roberto Cidade assumiu o compromisso de aproximar ainda mais o Estado da população e acelerar políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos amazonenses.

“Assumi o Governo do Amazonas com o compromisso de melhorar a vida da população. Neste primeiro mês, fortalecemos a segurança, ampliamos os investimentos na saúde e levamos assistência social e oportunidades para famílias da capital e do interior. É o início de uma gestão marcada pelo trabalho, pela presença do Estado e pelo compromisso com o povo amazonense”, destacou Roberto Cidade.

Segurança pública

A segurança foi uma das prioridades do primeiro mês de governo. A Operação Segurança Presente ampliou o policiamento em Manaus e foi expandida para os 61 municípios do interior, reforçando o combate ao crime organizado, especialmente nas regiões de fronteira e nas calhas dos rios.

A gestão também inaugurou o novo tanque tático da Companhia de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e encaminhou à Aleam a proposta de criação do Bope da Polícia Militar. Entre os resultados, destacam-se as 146 prisões realizadas durante a Operação Caminhos Seguros e a apreensão de cerca de 2,5 toneladas de drogas no rio Solimões. Outro avanço foi o lançamento da Operação Mulher Segura, destinada à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Saúde

Na saúde, o Governo ampliou o programa Opera+ Amazonas, com foco na redução das filas e na ampliação do acesso a cirurgias. O estado consolidou-se entre os que mais realizam cirurgias eletivas pelo SUS no país.

A rede estadual recebeu reforços, como o novo serviço de ressonância magnética da Fundação Hospital Adriano Jorge. Também foram ampliadas ações de saúde da mulher e de atendimento especializado.

Foto: Arquivo/Secom

No interior, foram destinados R$ 9,8 milhões em equipamentos para o Hospital Regional de Humaitá e entregues 252 equipamentos e mobiliários para o Hospital Jofre Cohen, em Parintins. Além disso, foi autorizada a primeira parcela do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para fortalecer a saúde nos municípios do interior.

Proteção social e inclusão

As políticas sociais alcançaram milhares de pessoas por meio do programa Governo Presente, que reuniu serviços de saúde, cidadania, assistência social, habitação e empreendedorismo.

Também foram entregues novos cartões do Auxílio Estadual, que beneficia mais de 300 mil famílias. No interior, houve distribuição de cadeiras de rodas, kits de dignidade menstrual e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.

Foto: Arquivo/Secom

Em Parintins, mais de R$ 566 mil foram destinados a instituições que atuam com pessoas com TEA, mães solo e famílias vulneráveis. Outro destaque foi o Centro Juventude TEA, primeira entrega da gestão, que ultrapassou 900 atendimentos em pouco mais de um mês de funcionamento.

Habitação e infraestrutura

Na habitação, foram entregues mais de 1,2 mil títulos definitivos, garantindo segurança jurídica às famílias beneficiadas. O governador Roberto Cidade também vistoriou as obras do Residencial Novo Aleixo, inserido no programa Amazonas Meu Lar.

Na infraestrutura, foi anunciada a retomada da última etapa da revitalização da rodovia AM-010 e emitida a licença ambiental para o avanço das obras de recuperação do trecho do meio da rodovia BR-319. Em Parintins, foram assegurados investimentos para o Festival Folclórico, obras de asfaltamento e melhorias no aeroporto.

Foto: Arquivo/Secom

O Governo também confirmou patrocínio aos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, fortalecendo a cultura e o turismo amazonense.

Desenvolvimento do interior

A interiorização das ações marcou o início da gestão, com agendas em municípios como Humaitá, Manicoré, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Na educação profissional, foi inaugurada uma nova unidade do Cetam em Manacapuru e anunciadas mais de 10 mil vagas em cursos gratuitos. O setor primário também recebeu investimentos para fortalecer a agricultura familiar, a pesca e a produção rural.

Foto: Arquivo/Secom

Sustentabilidade e valorização dos servidores

Na área ambiental, foi lançada a operação Amazonas +Verde, com reforço ao combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem. O Estado também ampliou o diálogo internacional sobre bioeconomia e desenvolvimento sustentável.

A valorização dos servidores públicos marcou os primeiros 30 dias de gestão, com anúncio de reajuste salarial, regulamentação do adicional noturno e convocação de aprovados em concurso público do Detran-AM.

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.