
Foto: João Viana/Semcom
Dando continuidade a mais uma etapa do acesso à moradia digna para a população da capital, o prefeito de Manaus, Renato Junior, entregou, nesta terça-feira, 2/6, os móveis das famílias do residencial Morar Melhor 15, no Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste. Após a entrega oficial das moradias e das chaves dos apartamentos, realizada na semana passada, os beneficiários foram contemplados com cama box, TV de 32 polegadas, roupeiro, ventilador, fogão e geladeira.
A iniciativa de entregar as moradias semimobiliadas foi elogiada publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a inauguração do complexo habitacional, no dia 26 de maio, que classificou a ação da cidade de Manaus como um exemplo a ser seguido em todo o país.
A concessão de móveis essenciais pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), em parceria com o Fundo Manaus Solidária (FMS), consolida o compromisso humanitário com as famílias beneficiadas com a nova moradia.
De acordo com o prefeito, com a ação, a gestão assegura um passo além do teto próprio, devolvendo o respeito e a dignidade às famílias que antes enfrentavam situações de vulnerabilidade. “Isso me deixa muito feliz de poder ver que é um novo começo. Fiz questão de chegar com o caminhão da mudança, mudança de vida. É o resgate da dignidade deles. Então, é uma nova vida, um novo apartamento, uma nova história, é morar melhor e a gente está realmente muito feliz no dia de hoje. Somos no Norte a única capital que faz isso”, afirmou.
O secretário da Semhaf, Júnior Nunes, destacou o pioneirismo nacional da ação durante o acompanhamento da logística de entrega que iniciou nessa segunda-feira, 1º/6, que coincide com a mudança dos moradores.
“Compromisso sendo cumprido, inédito no país. Primeiro residencial do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em que uma prefeitura semimobilia com fogão, geladeira, cama box, ventilador, colchão e uma TV ainda para assistir à Copa do Mundo. Nós estamos muito felizes aqui, as pessoas receberam as chaves dos seus apartamentos, estão se mudando e hoje estão recebendo a sua semimobília numa parceria da Semhaf com o Fundo Manaus Solidária”, declarou o secretário.
A união de esforços institucionais para viabilizar as mobílias foi o ponto central destacado pelo presidente do Fundo Manaus Solidária, Rafhael Pina. Segundo ele, o projeto eleva o patamar das políticas habitacionais da região Norte. “Estamos trazendo a cereja do bolo, que é a parte da entrega das semimobílias. Finalizando com grande êxito esse sonho das pessoas que estão morando aqui nesse novo habitacional”, ressaltou.

Foto: João Viana/Semcom
Nas próximas semanas, as famílias dos residenciais Morar Melhor 13 e 14 serão contempladas com a iniciativa.
Para quem passou anos enfrentando as dificuldades das submoradias e de áreas de risco em Manaus, a chegada dos móveis representa o fechamento de um ciclo de sofrimento. A beneficiária Maria Hocilane relembrou a trajetória dolorosa que viveu ao lado dos filhos antes de conquistar o novo lar. “Eu só tenho que agradecer a Deus, ao governo federal e a Prefeitura de Manaus. Eu fui expulsa da Cidade das Luzes. Fiquei morando de favor na beira da rua com os meus quatro filhos. Passei por nove alagações, tenho prova viva. E Deus me abençoou. Hoje, eu posso dizer que eu sou a filha grata”, disse.
Erivan Monteiro, após aguardar quatro anos pelo projeto e superar uma tragédia pessoal juntamente da esposa, que sofreu um AVC, celebrou a entrega da estrutura completa do apartamento, podendo passar a velhice em uma moradia digna. “Daqui para frente uma nova vida se inicia. Uma nova jornada na nossa velhice. Vamos viver em paz e em segurança na nossa velhice, no tempo que nos resta. Agradeço muito a toda a equipe da prefeitura”, relatou.
A autônoma Maria Nunes, viúva, morava em uma área de risco com os netos e o filho e enfrentava o drama constante do período chuvoso na capital. Ela conta que quando as fortes tempestades começavam, o medo de deslizamentos de terra era tão grande que a família precisava abandonar o imóvel e correr para a rua em busca de segurança.
“E essa moradia aqui sim, muda muito a minha vida, porque eu sou mãe solo, eu sou pai e mãe da minha família. Eu orei muito para Deus me abençoar. Eu pedia uma casa, mas Deus me deu algo melhor, foi um apartamento. E estou muito grata por isso”, comemorou.

Foto: João Viana/Semcom
A entrega das moradias e dos móveis marca o início de uma nova fase de assistência. A partir de agora, a Semhaf implementará o plano de pós-ocupação, oferecendo acompanhamento social, cursos de empreendedorismo e palestras de convivência em condomínio ao longo de um ano, garantindo todo o suporte técnico e humano necessário para a consolidação da nova comunidade.
Como parte do avanço da política habitacional de interesse social em Manaus, a secretaria lembra que as inscrições para o cadastro do programa “Minha Casa, Minha Vida” (Faixa 1) foram prorrogadas até o dia 30 de junho. O cadastro deve ser realizado de forma virtual pelo site oficial (simhab.manaus.am.gov.br), e o atendimento presencial para suporte aos cidadãos segue disponível na sede da pasta, na zona Oeste.
Veja mais notícias em Cidade