07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Campanha do Governo Federal busca triplicar índices de reciclagem no Brasil

Publicado em 01 de junho, 2026

Campanha do Governo Federal busca triplicar índices de reciclagem no Brasil

O Governo do Brasil deu início à campanha “Separação e Destinação Adequada de Resíduos Sólidos”, uma ação permanente para conscientização popular sobre as maneiras corretas de separar os resíduos produzidos em casa, para facilitar e ampliar o trabalho de reciclagem. Um dos objetivos é triplicar as taxas atuais de reciclagem no País.

Na última sexta-feira, em Fortaleza, foi realizado o lançamento local da campanha, com a presença de mais de dois mil catadores e catadoras e do ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência, e da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

“Eu quero, antes de qualquer outra coisa, deixar aqui o reconhecimento pelo que as catadoras e catadores significam nesse país. Uma salva de palmas para vocês que estão na rua, enfrentando todo tipo de dificuldade e enfrentando e vencendo o preconceito, porque a verdade é que vocês são agentes ambientais e deviam ser aplaudidos de pé pela sociedade brasileira pelo trabalho que fazem”, disse Boulos.

Catadores

Ele também se dirigiu à primeira-dama, Janja, agradecendo o compromisso com os catadores e catadoras do Brasil. “A Janja é uma militante desta e de tantas outras causas. Eu diria que a insistência dela garantiu que essa campanha se concretizasse”, disse o ministro.

Boulos destacou a importância da campanha educativa para aumentar a quantidade de reciclagem, com impactos positivos para o meio ambiente e geração de renda para os catadores. “Para reciclar mais, a gente tem que orientar, fazer educação ambiental, porque eu tenho certeza que boa parte das famílias brasileiras, se souberem como separar o seu resíduo do que é reciclável, se tiverem a orientação correta e os instrumentos para isso, nós vamos chegar numa taxa de reciclagem extraordinária porque o nosso povo é generoso”.

De acordo com Boulos, a ação do Governo do Brasil tem potencial para triplicar o que é reciclado atualmente, na faixa de 8% e 9% apenas. “A gente pode chegar no índice dos países que mais reciclam no mundo”, afirmou o ministro.

Campanha educativa 

A campanha conta com parceria de diversos órgãos, instituições e movimentos sociais, com ações complementares, visando a formação, mobilização social, e apoio direto às cooperativas, fortalecendo a cadeia da reciclagem.

Entre os órgãos participantes estão os ministérios da Educação, Trabalho, Desenvolvimento e Mulheres. Também atuam como parceiros, a Advocacia Geral da União (AGU), IPEA, Petrobras e Fundação Banco do Brasil e a Itaipu Binacional com suas redes de cooperação socioambiental.

A campanha traz ações integradas e o uso de múltiplas plataformas de divulgação. São vídeos educativos e institucionais; peças para rádio e mídias digitais; conteúdos para redes sociais e sites, além de materiais pedagógicos, como cartilhas, jogos e animações.

Também prevê ações da capacitação e eventos educativos. A articulação com órgãos parceiros é considerada fundamental para ampliação do alcance da campanha.

A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Secretaria de Comunicação/PR e a Itaipu Binacional, com articulação do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).

Ministro

O ministro lembrou ainda que esta é a maior campanha de educação ambiental já feita no país com o apoio do governo do Brasil. “A pessoa que estiver lá assistindo o jogo de futebol no domingo, vai ver a propaganda sobre como separar o resíduo dela e reciclar mais. Quem estiver assistindo a novela das nove, também verá ali a propaganda. O mesmo no YouTube e em outras redes sociais”, explicou.

Responsabilidade – Em sua fala, a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, lembrou a responsabilidade que as pessoas devem ter ter pelo lixo que produzem. “Quando visitamos as cooperativas, vemos que as mulheres, principalmente as que trabalham na esteira, acabam colocando a mão no lixo — papel higiênico, fralda — quando deveriam estar separando material reciclável limpo em um ambiente saudável”, afirmou Jana, para concluir. “Por isso, essa campanha de educação ambiental que iniciamos hoje é fundamental para que o resíduo se transforme em melhor renda para vocês”.

Dever de casa – Ao lado das autoridades presentes, o representante do Movimento Nacional de Catadores do Ceará Cícero de Souza, ressaltou que a campanha é importantíssima para mudança de hábito da sociedade, que é o descarte irregular, mas também deixa um dever de casa para todos os envolvidos.

“A gente quer ser reconhecido não só pelo que a gente faz, mas pela prestação de serviço. Que todos os municípios sejam obrigados a contratar as associações de catadores e catadoras e que a gente seja pago pela quantidade de resíduos que a gente tira do meio ambiente. Nós não somos reconhecidos de fato pela importância que esse resíduo faz”, afirmou Cícero.

A representante do movimento nacional “Eu sou catador”, Lindaci Maria Gonçalves, também lembrou que a valorização do trabalho da categoria não depende apenas do governo federal. “Nós dependemos dos municípios para que a gente consiga ter o nosso trabalho digno”, afirmou.

Cerimônia – Participaram da cerimônia de lançamento a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; os ministros Guilherme Boulos (SGPR), João Paulo Capobianco (Meio Ambiente) e Leonardo Barchini (MEC); o ex-ministro da Educação e atual Senador, Camilo Santana; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; a representante da Itaipu Binacional, Silvana Vitorace; a representante do Movimento Eu Sou Catador, Lindaci Maria Gonçalves; e o representante do Movimento Nacional de Catadores do Ceará, Cícero Souza.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.