13/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

36ª edição do Governo Presente leva auxílio, crédito e cidadania para moradores da zona norte de Manaus

Publicado em 30 de maio, 2026

Foto: Secom

Para quem precisava complementar o orçamento doméstico ou investir no próprio empreendimento, a 36ª edição do Governo Presente representou uma oportunidade para moradores da zona norte de Manaus. Realizada neste sábado (30/5), no bairro Cidade de Deus, a ação foi acompanhada pelo governador Roberto Cidade, reuniu 33 órgãos estaduais e promoveu a entrega de benefícios sociais, financiamentos e uma ampla rede de serviços gratuitos à população.

Um dos destaques da programação foi a entrega de 870 cartões do Auxílio Estadual, realizada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas). Considerado o maior programa de transferência de renda da história do Amazonas, o benefício atende atualmente mais de 300 mil famílias em todo o estado e integra a estratégia do Governo do Amazonas de ampliar a proteção social para famílias em situação de vulnerabilidade.

Entre as contempladas estava a manicure Mônica Santos, mãe de um filho autista. Para ela, o benefício representa um importante reforço na renda familiar. “É muito importante para mim, porque é uma renda a mais para a minha família. Principalmente para o meu caso, que tenho um filho especial”, disse.

Na área do empreendedorismo, o Governo do Amazonas também levou oportunidades de acesso ao crédito. Por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), foram entregues R$ 35 mil em financiamentos para pequenos empreendedores, além de orientações sobre linhas de crédito, renegociação de débitos e acesso aos programas +Crédito Amazonas e Crédito Rosa.

A vendedora de cosméticos Larissa Freitas, de 27 anos, foi contemplada pelo Crédito Rosa e utilizou o financiamento para reforçar o estoque do seu negócio. “Eu não sabia nem que ia ser aprovado. Foi quando eu tentei e deu certo. Veio no momento certo que eu estava precisando. Meu estoque estava acabando e eu precisava comprar mais produtos, então investi”, contou.

Além dos financiamentos e da entrega dos cartões do Auxílio Estadual, a Seas distribuiu 200 kits de absorventes, por meio do programa Dignidade Menstrual, e prestou orientações sobre o Projeto Padaria Artesanal, iniciativa para a capacitação e geração de renda.

Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) levou consultas especializadas, exames e serviços de promoção à saúde para a população. Um dos destaques foi a entrega de 100 óculos de grau para adultos e crianças atendidos em mutirões oftalmológicos promovidos pelo Governo do Amazonas.

A Carreta da Saúde realizou exames de mamografia e ultrassonografias de abdômen, mama, tireoide, próstata, aparelho urinário, obstétrica e transvaginal. Também foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, agendamento de consultas e exames especializados e atendimento da Ouvidoria da Saúde.

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) garantiu o acesso gratuito à água potável para o público presente. Durante a ação, foram distribuídos cerca de 5 mil copos de água e disponibilizadas duas máquinas purificadoras com copos biodegradáveis.

Foto: Secom

Emprego, cidadania e habitação

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) disponibilizou os serviços do Sine Amazonas, com cadastro e atualização de currículos, orientação profissional e encaminhamento para vagas de emprego.

Na área da cidadania, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) disponibilizou 400 senhas para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e outras 750 senhas para agendamento do documento.

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ofereceu serviços de regularização de CPF, emissão de declaração de hipossuficiência para obtenção gratuita de certidões e atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos.

E a Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) realizou atendimentos relacionados à regularização fundiária, atualização cadastral, negociação de débitos habitacionais e orientações sobre o programa Amazonas Meu Lar.

Foto: Secom

Bem-estar animal e serviços integrados

A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) participou da programação com ações dedicadas ao bem-estar animal. Foram disponibilizadas 120 vagas para castração gratuita de cães e gatos, além de 80 agendamentos para procedimentos que serão realizados até quarta-feira (3/6).

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) levou serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento de veículos, regularização documental e educação para o trânsito.

E o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofereceu serviços gratuitos de corte de cabelo, esmaltação e massoterapia, promovendo bem-estar e cuidados pessoais para a população.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.