29/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

TCE-AM mira nível máximo de excelência e inicia preparação para nova avaliação nacional

Publicado em 28 de maio, 2026

TCE-AM mira nível máximo de excelência e inicia preparação para nova avaliação nacional

Para alcançar nota máxima na próxima avaliação do Marco de Medição do Desempenho e Impacto dos Tribunais de Contas (MMDI-TC), diretores, chefes de departamentos e divisões da Secretaria de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) participaram, na manhã desta quinta-feira (28), de uma reunião preparatória realizada na Escola de Contas Públicas (ECP).

O encontro marcou o início de uma série de alinhamentos internos voltados às mudanças previstas para o novo modelo de avaliação nacional coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), cuja próxima edição está prevista para ocorrer em 2027.

Ferramenta

O MMDI-TC é uma ferramenta utilizada para medir o nível de maturidade, eficiência e qualidade dos tribunais de contas brasileiros. A avaliação analisa critérios ligados à fiscalização, transparência, governança, estrutura institucional e capacidade de gerar resultados efetivos para a sociedade por meio do controle dos recursos públicos.

Para a presidente da Corte, alcançar um bom desempenho na avaliação nacional representa também um indicativo de que o Tribunal está exercendo corretamente seu papel de fiscalização em benefício da população.

“Quando o Tribunal alcança um nível elevado de avaliação, isso demonstra que a instituição está executando bem o seu papel constitucional, fiscalizando corretamente os recursos públicos e entregando resultados que impactam a sociedade. O objetivo é fortalecer cada vez mais o controle externo e garantir que o cidadão tenha retorno efetivo desse trabalho”, afirmou a conselheira-presidente.

Antecipação

Integrante do Comitê do MMDI-TC no TCE-AM, Edirley Oliveira explicou que o objetivo da reunião foi começar a preparar os gestores para as possíveis mudanças que devem ocorrer na próxima avaliação.

“Nós estamos acompanhando os testes-piloto, participando das reuniões e reunindo informações para entender os caminhos que a Atricon vai seguir. Já temos uma noção das mudanças e criamos até um protótipo de auditoria com ênfase em resultados e impactos”, explicou.

Impacto real e relevância social

A tendência, de acordo com Edirley, é que o novo modelo tenha foco ainda maior na atividade-fim dos tribunais, especialmente na atuação do controle externo e nos impactos concretos das ações desenvolvidas pelas cortes de contas.

“Hoje já está confirmado que o TCE do Amazonas possui ótima estrutura. Agora a avaliação vai analisar capacidade, habilidade e atitude. O foco será muito mais nos resultados das ações do Tribunal e nos impactos reais causados na sociedade”, destacou.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.