22/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pit Stop Educativo: Vigilância em Saúde orienta sobre prevenção de acidentes de trânsito e ISTs

Publicado em 14 de maio, 2026

Foto: Aline Reis/FVS-RCP

Durante as ações da Campanha Maio Amarelo para a prevenção aos acidentes de trânsito, a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou, até esta quinta-feira (14/05), da programação do Pit Stop Educativo. A atividade foi realizada até às 16h, no Sesi Clube do Trabalhador, na zona leste de Manaus.

O Pit Stop Educativo para Motociclistas é promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Abraciclo, com o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. A iniciativa reúne equipes da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), com serviços de aferição de glicemia e pressão arterial, além de orientações da FVS-RCP sobre prevenção de acidentes de trânsito e distribuição de materiais educativos sobre saúde no trânsito e HIV/Aids.

Para a secretária Executiva Adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, participar da ação reforça a importância do trabalho coletivo pela preservação da vida. “O trânsito é formado por pessoas que fazem parte de famílias, e atitudes simples no dia a dia fazem toda a diferença nesse esforço de conscientização e cuidado”, diz.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a proximidade com a população fortalece as ações de orientação e prevenção no trânsito. “Os índices de acidentes e mortes já apresentam redução, mostrando que as ações de conscientização surtem efeito. Mas é fundamental transformar atitudes seguras em hábitos para avançarmos ainda mais na preservação de vidas”, afirma.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, Alexsandro Melo, os dados de mortalidade no trânsito mostram que os motociclistas estão entre os mais atingidos, reforçando a importância de ações voltadas à conscientização desse público. “Acidentes e mortes no trânsito podem ser evitados. Ações como essa fortalecem a prevenção, ampliam a conscientização e aproximam os serviços de saúde dos motociclistas e da população”, reforça.

Orientações

No estande da FVS-RCP, técnicos orientaram a população sobre prevenção de acidentes de trânsito e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de distribuir materiais informativos, preservativos internos e externos e gel lubrificante.

“Ao receber os materiais educativos, tivemos uma explicação detalhada, o que foi muito importante, porque muitas vezes não conseguimos compreender totalmente o conteúdo”, comentou o motociclista Caio Moraes, de 27 anos.

Realizado anualmente, o movimento Maio Amarelo mobiliza instituições públicas, privadas e a sociedade civil em torno da segurança viária, promovendo ações para reduzir acidentes e mortes no trânsito e fortalecer a cultura de preservação da vida.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.