06/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Concultura nos Bairros: Comunidade Nossa Senhora do Livramento recebe ação cultural e de cidadania

Publicado em 11 de maio, 2026

Foto: Caio Vinicius/Concultura

A comunidade Nossa Senhora do Livramento, situada às margens do rio Tarumã-Mirim, na região metropolitana de Manaus, recebeu, no sábado, 9/5, uma ação cultural e de cidadania, por meio do projeto “Concultura nos Bairros”, da Prefeitura de Manaus.

Coordenada pelo Conselho Municipal de Cultura de Manaus (Concultura), a iniciativa levou atividades culturais e promoveu momentos de integração comunitária, aproximando os moradores das políticas públicas culturais desenvolvidas pelo município.

A proposta tem o objetivo de descentralizar as atividades culturais e garantir que as comunidades ribeirinhas também sejam contempladas com informações sobre os projetos e iniciativas voltadas ao fortalecimento da identidade cultural amazônica.

Palestras

Durante a programação, membros da comunidade assistiram palestras sobre as atividades de fomento à cultura e receberam informações sobre empreendedorismo.

Crianças, jovens, adultos e famílias participaram de atividades de embelezamento, como corte de cabelo e manicure realizados pelos técnicos da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que participou do evento em parceria com o Concultura.

A ação também teve o apoio logístico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), responsável pelo transporte das equipes.

“Para nós, é uma alegria ter a presença do Concultura aqui na comunidade, nos trazendo informação e oportunidades, para que a gente possa participar dos projetos culturais”, afirmou Sinésio Souza, presidente da Associação dos Moradores.

Foto: Caio Vinicius/Concultura

Inclusão social

Segundo a presidente do Concultura, Janayna Castro de Vasconcelos, ações como essas reafirmam a importância de tornar a cultura acessível a todos os territórios da cidade, promovendo inclusão social, pertencimento e oportunidades para artistas e fazedores de cultura. “Pela segunda vez, estamos na comunidade de Nossa Senhora do Livramento descentralizando as nossas ações, por meio do ‘Concultura nos Bairros’, tornando prático o nosso planejamento estratégico que estabelece metas quanto à democratização da cultura”, disse.

A presença do poder público em áreas mais distantes demonstra o compromisso da gestão municipal em construir uma política cultural mais participativa, humana e conectada com a realidade das populações periféricas e ribeirinhas de Manaus.

A ação em Nossa Senhora do Livramento integra uma série de atividades itinerantes que vêm sendo planejadas pelo Concultura com o objetivo de ampliar o alcance das políticas culturais e fortalecer o protagonismo de atores das comunidades periféricas na construção e consolidação cultural de Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.