05/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Estudantes visitam exposição que une sustentabilidade e tecnologia no Espaço Ecam

Publicado em 05 de maio, 2026

Foto: Divulgação/Semed

Nesta terça-feira, 5/5, estudantes da escola Mamãe Margarida, da Prefeitura de Manaus, visitaram a exposição “Educação Ambiental e as novas Tecnologias”, no Espaço Ecam, localizado no shopping Manauara, zona Centro-Sul. A mostra segue até a próxima sexta-feira, 8/5, e reúne experiências que unem aprendizado, criatividade e consciência ambiental. O espaço é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Ocas do Conhecimento Ambiental.

A exposição, que apresenta obras do professor Aguinaldo Araújo da Silva, integra a educação ambiental e tecnologia, e constitui uma prática pedagógica inovadora que estimula a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica, voltada para o desenvolvimento de competências essenciais no ensino fundamental.

O gerente do espaço, professor Marzílio Pereira, diz que a ação também visa promover a conscientização ambiental, por meio da tecnologia.

“A exposição trabalha sobretudo a sustentabilidade, porque utiliza material reciclado para recriar, transformar e dar uma roupagem tecnológica em objetos e brinquedos e ela é interessante para que as pessoas possam ver como é possível a gente unir educação e tecnologia, educação e robótica”, afirma Marzílio.

Robôs

Dentre os elementos expostos estão lixeiras automáticas, canteiros de plantas medicinais, quadros de atitudes sustentáveis com bordas de materiais reutilizados, protótipos de robôs com materiais reutilizáveis, robô que mede a temperatura e a umidade do ar, robô que desvia de obstáculo e jogos digitais com temáticas ambientais.

Foto: Divulgação/Semed

Ao todo, 12 alunos participaram da visita. A estudante Ana Heloísa Corrêa, 11, do 5º ano do ensino fundamental, disse que foi um momento ímpar e proveitoso. “Fiquei impressionada com os objetos que vi, porque todos foram feitos com materiais recicláveis, com coisas que jogamos fora todos os dias, como caixa de leite e papelão”, comentou.

Obras

As obras da exposição são de Aguinaldo Araújo da Silva, natural da cidade de Coari, Amazonas. Servidor público da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é graduado em Pedagogia (Ufam) e possui pós-graduação em Gestão Escolar e Educação Digital e em Robótica Educacional (Unopar Anhanguera). Atua como coordenador do Centro de Tecnologias Educacionais (CTE) da escola municipal Nova Vida e, em 2024, integrou a “Galeria de Honra” da Semed Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.