04/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Fifa mantém Irã na Copa de 2026 mesmo após impasse migratório no Canadá

Publicado em 01 de maio, 2026

Irã aguarda resposta da FIFA para decidir presença na Copa de 2026

Gianni Infantino garante jogos da seleção iraniana nos Estados Unidos (Foto: Robbie Jay Barratt – AMA/Getty Images)

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou nesta quinta-feira (30) que o Irã está confirmado na Copa do Mundo de 2026 e disputará partidas em solo norte-americano, apesar das controvérsias diplomáticas e migratórias envolvendo representantes iranianos durante o congresso da entidade, realizado no Canadá.

A declaração foi dada após a ausência da delegação iraniana na abertura oficial do evento, em Vancouver, episódio que evidenciou as dificuldades políticas em torno da participação do país no torneio, que será sediado por Estados Unidos, Canadá e México.

“É claro que o Irã participará da Copa do Mundo de 2026. E é claro que o Irã jogará nos Estados Unidos”, declarou Infantino, ao reforçar que a competição deve servir como espaço de união entre as nações.

A delegação da federação iraniana, que incluía o presidente Mehdi Taj, não compareceu ao congresso após integrantes enfrentarem problemas com autoridades de imigração canadenses, mesmo portando vistos considerados válidos. Segundo fontes ligadas ao caso, parte do grupo decidiu retornar após um dos membros ter a entrada barrada.

Taj já integrou a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), organização considerada terrorista pelo governo canadense. Ottawa reforçou que indivíduos ligados ao grupo são impedidos de ingressar no país.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, afirmou que o controle migratório foi aplicado conforme a legislação nacional e destacou que nenhum integrante vinculado à Guarda Revolucionária teve acesso ao território.

A situação reacende discussões sobre os desafios logísticos e diplomáticos da Copa de 2026, especialmente por se tratar de uma edição com 48 seleções e circulação constante entre três países-sede.

Nos bastidores, o governo iraniano já havia solicitado à Fifa a possibilidade de disputar suas partidas fora dos Estados Unidos, mas o pedido foi rejeitado. A entidade máxima do futebol manteve o planejamento original.

Nos Estados Unidos, o secretário de Estado Marco Rubio afirmou recentemente que atletas iranianos poderão competir normalmente, mas restrições serão aplicadas a pessoas associadas à Guarda Revolucionária.

Enquanto o congresso ocorria, manifestantes pró-oposição iraniana se reuniram do lado de fora do centro de convenções em Vancouver, exibindo bandeiras e cartazes em defesa de mudanças políticas no Irã, ampliando o tom de tensão em torno da presença do país no Mundial.

Tags: , ,

Veja mais notícias em Esporte

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.