
Previsão indica temporais com ventos de até 100 km/h, risco de alagamentos e descargas elétricas. (Foto: Reprodução)
A Defesa Civil do Amazonas, em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu nesta quinta-feira (23) alertas de condições climáticas severas que abrangem todas as calhas de rios do estado.
A situação mais crítica atinge diretamente os municípios de Parintins, Nhamundá e Barreirinha, classificados com ocorrência de tempestades locais convectivas.
Segundo o Centro de Monitoramento e Alerta (CEMOA), imagens do satélite GOES apontam a formação de densas nuvens carregadas em deslocamento para a região do Baixo Amazonas. O alerta nº 1249/2026 destaca risco elevado de chuvas intensas e persistentes, com potencial para alagamentos e enxurradas em áreas mais vulneráveis.
O INMET estabeleceu dois níveis de risco para as próximas 24 horas:
Perigo (laranja): atinge as calhas do Baixo Solimões, Alto e Baixo Amazonas, Alto Purus, Alto Juruá e Madeira. Nessas regiões, a previsão é de chuva de até 100 mm por dia, com ventos entre 60 e 100 km/h. Há possibilidade de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores e incidência de descargas elétricas.
Perigo potencial (amarelo): engloba as demais áreas do estado, com previsão de chuva de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h.
A Defesa Civil orienta a população a seguir os planos de contingência municipais. Entre as recomendações estão evitar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou estruturas metálicas, desligar aparelhos elétricos durante tempestades e evitar áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos.
Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.