15/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Segunda edição do Fórum Protagonismo Feminino na Amazônia acontece na Suframa em Manaus

Publicado em 01 de abril, 2026

Segunda edição do Fórum Protagonismo Feminino na Amazônia acontece na Suframa em Manaus

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) sediou, nesta terça-feira (31), no auditório da Autarquia, o 2º Fórum Protagonismo Feminino na Amazônia. O evento reuniu lideranças femininas, representantes da indústria, do setor público, de instituições e da sociedade civil para discutir o papel das mulheres no desenvolvimento econômico e social da região.

Realizado em parceria entre a Suframa, o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus (Simeam), o Grupo Mulheres do Brasil e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Amazonas), o fórum teve como tema complementar o combate a todos os tipos de assédio e violência contra a mulher.

Evento

Representando a Suframa na abertura do evento, a procuradora-chefe da Autarquia, Regina Melo Cavalcanti, destacou a relevância do debate e a importância do fortalecimento feminino em diferentes espaços da sociedade. “A discussão sobre protagonismo feminino vai além da atuação na indústria e no mercado de trabalho. Trata-se também do papel desempenhado pelas mulheres em suas famílias, da capacidade de conciliar diferentes responsabilidades e da necessidade de garantir saúde mental, fortalecimento e respeito, para que possamos formar uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

Também compuseram a mesa de abertura a líder do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Manaus, Fabiana Souza; a vice-presidente da ABRH Amazonas, Regivane Aquino; o presidente do Sindicato Patronal de Eletroeletrônicos, Hildo Oliveira; e o presidente do Conselho Superior do Cieam, Luiz Augusto Barreto Rocha.

Painel

No primeiro painel, a CEO do grupo Tutiplast, Mariana Barella, a economista e diretora da GBR, Rebecca Garcia, a procuradora pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Dandara Viégas, a diretora da Flex, Valéria Valente, e a ativista indígena Kena Marubo debateram como o protagonismo feminino impacta o desenvolvimento regional e abre caminhos para outras mulheres.

A programação foi encerrada com a palestra magna da delegada Débora Mafra, referência no combate à violência de gênero, que abordou os desafios estruturais enfrentados pelas mulheres na Amazônia e possíveis caminhos para superação.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.