16/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Ensaio dos Bumbás abre temporada do Garantido

Publicado em 29 de março, 2026

Ensaio dos Bumbás abre temporada do Garantido

O Movimento Amigos do Garantido (MAG) deu início, na noite de sábado (28/3), à temporada bovina 2026 com a realização do Ensaio dos Bumbás. O evento marcou a estreia do “Curral do Garantido”, principal programação vermelha e branca na capital, reunindo milhares de torcedores no Centro de Convenções (Sambódromo) para uma noite de celebração e expectativa para o Festival de Parintins.

O ensaio manteve a tradição de reunir itens oficiais, artistas e a galera encarnada em uma prévia do espetáculo que será apresentado no Bumbódromo, em Parintins.

Abertura

O presidente do boi, Fred Góes, celebrou o sucesso da abertura da temporada e reforçou o objetivo da agremiação. Segundo ele, o Garantido entra em 2026 com foco no bicampeonato. “O Garantido se prepara para ser bicampeão”.

A presidente do movimento, Cláudia Santos, destacou que o evento marca apenas o início de uma agenda repleta de novidades e festas temáticas ao longo da temporada. Já a vice-presidente, Ana Lúcia, afirmou que o público pode esperar uma sequência de eventos ainda mais grandiosos.

A programação foi dividida em dois momentos. Na abertura, Luciano Araújo e Black Marialva prepararam o público para o show principal, que seguiu pela madrugada com um repertório de toadas clássicas e recentes, como “Perrechê da Puraca”, “Boi do Povo, Boi do Povão”, “Perrecheologia” e “Rainha Encarnada”.

Nomes reunidos

O espetáculo reuniu nomes como o apresentador Israel Paulain, o levantador oficial David Assayag e a levantadora Márcia Siqueira, além da Batucada, do Comando Garantido e do Garantido Show.

Entre os itens oficiais, subiram ao palco o pajé Adriano Paketá e a rainha do folclore Lívia Christina. A apresentação seguiu a linha do tema de 2026, “Portal do Encantamento”, que deve nortear toda a temporada.

Adriano Paketá ressaltou que os ensaios funcionam como um espaço estratégico de preparação para o festival. Ele destacou que cada apresentação serve como um laboratório para os três dias de disputa na arena. Já Lívia Christina reforçou o ritmo intenso de preparação e a expectativa pelo título, afirmando que o trabalho é contínuo ao longo de todo o ano.

MAG

Para o diretor de eventos do MAG, Rivaldo Pereira, o sucesso do Curral do Garantido é resultado de um trabalho coletivo consolidado ao longo de décadas. Ele destacou que Manaus funciona como vitrine do espetáculo de Parintins e que o movimento mantém viva essa tradição há cerca de 30 anos.

A programação segue no próximo sábado (04/04), com o “Curral do Garantido” especial em comemoração aos 30 anos do MAG. O evento contará com a primeira eliminatória do concurso Morena Bela e o lançamento da feijoada 2026.

SEO tags: #BoiGarantido, #FestivalDeParintins, #MAG, #CulturaAmazonense, #Manaus, #Toadas, #CurralDoGarantido, #Parintins2026

Veja mais notícias em Entretenimento

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.