
ExpoPIM 4.0 reforça futuro da indústria no Amazonas
O lançamento oficial da ExpoPIM 4.0 ocorreu nesta quinta-feira (19/03), no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, reunindo autoridades políticas, representantes do setor produtivo e instituições ligadas ao desenvolvimento industrial.
Consolidada como um dos principais eventos voltados à inovação e tecnologia na região Norte, a ExpoPIM 4.0 acontece entre os dias 18 e 20 de março e ganha relevância em um cenário de mudanças econômicas, especialmente com os impactos da reforma tributária e o avanço da chamada Indústria 4.0.
O diretor executivo do Instituto Somar Amazônia, Orsine Junior, destacou que o evento representa um compromisso com o fortalecimento do modelo industrial do Amazonas. Ele afirmou que a feira busca valorizar o Polo Industrial e ampliar a conexão com a sociedade.
Já o superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva, apresentou números que reforçam o desempenho recente do setor. Segundo ele, o Polo Industrial de Manaus fechou o último ano com 553 fábricas em operação, faturamento de R$ 227,7 bilhões e cerca de 132 mil trabalhadores.
Durante o evento, o senador Omar Aziz também destacou o impacto da reforma tributária para o estado, afirmando que o modelo da Zona Franca foi preservado. A declaração reforça o discurso político de defesa do Polo Industrial em um momento de reconfiguração do sistema tributário nacional.
A programação da ExpoPIM 4.0 inclui palestras, painéis, exposições e experiências imersivas voltadas à inovação, sustentabilidade e competitividade industrial, com atividades ao longo de todo o dia.
O evento se consolida como espaço de articulação entre governo, setor produtivo e especialistas, em um momento estratégico para o futuro da indústria no Amazonas.
SEO tags: #ExpoPIM, #Industria, #Amazonas, #ZonaFranca, #Inovacao, #PIM, #Economia