07/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sedecti apresenta resultados da ZFM e reforça parcerias institucionais na ExpoPIM 4.0

Publicado em 19 de março, 2026

Sedecti apresenta resultados da ZFM e reforça parcerias institucionais na ExpoPIM 4.0

Representando o governador Wilson Lima, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, participou da solenidade de abertura da ExpoPIM 4.0, realizada em Manaus, nesta quinta-feira (19/03), e destacou o papel estratégico da Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento regional.

Em seu discurso, o secretário destacou a importância de ampliar a visibilidade do modelo econômico. “A Zona Franca de Manaus é a Manaus que Manaus não conhece”, afirmou, ao defender que iniciativas como a ExpoPIM contribuem para aproximar a população e os próprios amazonenses da realidade do Polo Industrial.

Serafim também ressaltou os avanços recentes na articulação institucional e a atuação conjunta entre o Governo do Estado e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), evidenciando a importância do alinhamento no atendimento às demandas do setor produtivo.

Conselho

Nos primeiros meses de 2026, o Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) deve aprovar mais de 90 projetos industriais voltados à implantação, diversificação e atualização de atividades no Polo Industrial. Responsável por analisar e aprovar projetos industriais, o Codam tem papel central na concessão de incentivos e na expansão do setor produtivo no estado. Entre 2023 e 2025, foram aprovados 840 projetos industriais, com volume de investimentos de R$ 19,94 bilhões e previsão de geração de mais de 36 mil empregos, reforçando a atratividade econômica da Zona Franca de Manaus.

Durante a fala, o secretário enfatizou as conquistas obtidas pelo Amazonas no âmbito da Reforma Tributária, destacando o papel da bancada federal na defesa do modelo.

“O Amazonas será o único Estado que poderá conceder incentivos fiscais a partir de 2033. Isso é muito significativo”, afirmou.

Ele também reconheceu a atuação dos senadores e dos demais parlamentares do Amazonas, pelo trabalho na garantia de condições diferenciadas para o estado.

Serafim ainda agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, pelo diálogo institucional mantido com o Amazonas, classificado como estável e transparente.

Integração

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância da atuação conjunta com a Sedecti no fortalecimento do ambiente de negócios.

“Durante esse período nós tivemos a companhia grandiosa e eficaz do nosso querido Serafim Corrêa, que aqui está, e trabalhamos juntos, Suframa e Sedecti, semanalmente, compartilhando as nossas preocupações”, afirmou.

Segundo ele, a parceria institucional tem sido fundamental para dar respostas rápidas às demandas do setor produtivo, incluindo a viabilização de áreas para novos empreendimentos e o avanço de projetos industriais no estado.

Bosco também enfatizou o papel da ExpoPIM como ferramenta de conscientização sobre a importância da Zona Franca. “Não se defende o que não se conhece”, destacou, ao enfatizar a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o modelo dentro e fora do Amazonas.

Fortalecimento do modelo

O diretor do Instituto Somar Amazônia, Orsine Junior, que está à frente do evento em parceria com a Suframa, ressaltou o papel dos investidores e parceiros na realização da feira e no fortalecimento da Zona Franca.

“Sem vocês, nada disso que a gente expõe aqui seria possível”, declarou, ao agradecer aos empresários que acreditaram no projeto.

Ele também destacou a importância do engajamento coletivo para o sucesso da iniciativa, reunindo setor público, iniciativa privada e instituições em torno da valorização do modelo.

Estande da Sedecti

Durante a ExpoPIM 4.0 – A Nova Indústria do Brasil, a Sedecti apresenta, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, um conjunto de iniciativas voltadas ao planejamento público, à atração de investimentos e ao desenvolvimento sustentável do Amazonas. O estande reúne ferramentas e programas estratégicos como o Anuário Estatístico, o Portal do Planejamento, o Invest Amazonas, o Plano de Bioeconomia, além de ações do Codam e do Sine Amazonas, evidenciando a atuação integrada do Governo do Estado no fortalecimento do ambiente de negócios.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.