03/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Band abre debates pelo Governo do Amazonas neste domingo

Publicado em 03 de agosto, 2026

Foto: Divulgação

A Band Amazonas realiza neste domingo (9), às 19h, o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Amazonas nas eleições de 2026.

Confirmaram presença David Almeida (Avante), Israel Munduruku (Rede), Maria do Carmo Seffair (PL), Omar Aziz (PSD) e Roberto Cidade (União Brasil).

O programa poderá ser acompanhado pela Band Amazonas no canal digital 13.1 e no canal 18 da Claro/NET. A transmissão também será feita pela BandNews Difusora FM 93,7, Bandplay e canal oficial da Band Amazonas no YouTube.

O encontro abrirá a temporada de confrontos diretos apenas quatro dias após o fim do prazo das convenções partidárias. Os eventos definiram alianças, candidatos a vice e chapas proporcionais.

David abriu a temporada

David Almeida realizou a primeira grande convenção da disputa no dia 23 de julho. O Avante oficializou a candidatura do ex-prefeito de Manaus e confirmou a médica Shádia Fraxe como vice.

A chapa reúne partidos que integraram a administração de David na Prefeitura de Manaus. O grupo aposta na força eleitoral construída na capital e tenta ampliar a presença no interior.

Omar reuniu PSD, MDB e Republicanos

Omar Aziz foi confirmado candidato no dia 25 de julho, durante convenção conjunta de PSD, MDB e Republicanos, no Clube do Trabalhador do Sesi.

A deputada estadual Alessandra Campelo foi escolhida para a vice. A aliança também oficializou o senador Eduardo Braga como candidato à reeleição.

A convenção reuniu lideranças estaduais e representantes de 49 prefeituras. Omar chega à disputa destacando a experiência como ex-governador e senador.

Cidade mantém Serafim

Roberto Cidade confirmou Serafim Corrêa como candidato a vice-governador. Os dois foram eleitos indiretamente pela Assembleia Legislativa após as renúncias de Wilson Lima e Tadeu de Souza.

A chapa será homologada nesta terça-feira (4), na convenção conjunta da Federação União Progressista, PSB e Podemos. O encontro também oficializará Wilson Lima como candidato ao Senado.

Cidade chega ao debate ocupando o Governo do Amazonas e tentando transformar os primeiros meses de administração em plataforma para conquistar um mandato pelo voto direto.

Maria do Carmo e Alberto Neto

O PL também realiza convenção nesta terça-feira. O partido confirmará Maria do Carmo Seffair como candidata ao Governo e o deputado federal Capitão Alberto Neto na disputa pelo Senado.

Maria do Carmo chega à eleição como representante do campo bolsonarista. O nome do candidato a vice deverá ser definido pela legenda durante a convenção.

Primeiro e último debates

A Band mantém a tradição de abrir os debates eleitorais no Amazonas. Em 2022, a emissora também promoveu o primeiro encontro entre os candidatos ao Governo, no dia 7 de agosto.

A Rede Amazônica, afiliada da Globo, tradicionalmente encerra a sequência. Na eleição de 2022, realizou o último debate do primeiro turno em 27 de setembro e o confronto final do segundo turno em 27 de outubro.

A mesma divisão ocorreu na eleição suplementar de 2017. A Band abriu os debates e a Rede Amazônica realizou o último encontro antes da votação.

O debate deste domingo será o primeiro teste simultâneo das estratégias apresentadas nas convenções. Os candidatos estarão frente a frente, sem o controle dos discursos partidários, diante do eleitor que começa a comparar alianças, propostas e capacidade de reação.

#BandAmazonas, #DebateGovernodoAmazonas, #eleições2026, #OmarAziz, #DavidAlmeida, #RobertoCidade, #MariadoCarmo, #IsraelMunduruku

Veja mais notícias em Política

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.