26/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Setor têxtil pressiona pela volta da taxa das blusinhas após tarifaço

Publicado em 24 de julho, 2026

Setor têxtil pressiona pela volta da taxa das blusinhas após tarifaço

Em meio ao novo tarifaço do presidente norte-americano, Donald Trump, empresários do setor têxtil fizeram um apelo ao governo federal para a retomada da chamada taxa das blusinhas, uma cobrança de 20% sobre compras de produtos de até US$ 50 em sites internacionais. A tarifa foi suspensa pelo governo com a publicação de uma medida provisória em maio deste ano.

Com o fim da taxa das blusinhas, o consumidor voltou a dar preferência às compras de importados, e a indústria brasileira se viu prejudicada. As novas sobretaxas do governo dos Estados Unidos passaram a valer, portanto, em um ambiente já instável, principalmente para o setor têxtil.

Abit

“Como diz um ditado mineiro, não basta a queda, ainda temos que levar o coice”, disse o diretor da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Fernando Pimentel.

De acordo com ele, os empresários já pediram, em reunião com o governo, o retorno da taxa para as compras internacionais. As empresas também articulam no Congresso Nacional para que a MP não avance.

Tags: ,

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.