15/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MPF pressiona pela retomada das obras da Casa da Mulher Brasileira em Manaus

Publicado em 15 de julho, 2026

MPF pressiona pela retomada das obras da Casa da Mulher Brasileira em Manaus

O Ministério Público Federal (MPF) expediu um despacho cobrando providências imediatas para a retomada das obras da Casa da Mulher Brasileira de Manaus, no Amazonas. O documento fixa prazo de dez dias para que a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Caixa Econômica Federal (CEF) apresentem um cronograma detalhado para o reinício das obras, que deve ocorrer em até 45 dias.

Além disso, o MPF pede que a obra seja concluída no prazo máximo de um ano, em conformidade com a sentença da Justiça Federal sobre o caso. A decisão foi proferida em ação movida pelo MPF na qual foi pedida a responsabilização da União e do estado por omissão ilícita e prolongada na implementação do projeto na capital amazonense. A ação teve como objetivo assegurar a proteção aos direitos de mulheres vítimas de violência no Amazonas.

Caso os prazos não sejam cumpridos, o MPF poderá adotar medidas judiciais, como pedir o aumento da multa diária de R$ 100 mil já determinada pela Justiça e encaminhar o caso ao núcleo criminal do órgão para verificação de eventual crime de desobediência pelos gestores responsáveis.

Situação atual – O despacho do MPF foi realizado após a análise das informações prestadas pela Sejusc sobre o andamento da obra. Entre elas, a secretaria informou que ainda não houve uma nova vistoria da Caixa Econômica Federal e que a homologação da reprogramação físico-financeira está pendente.

O órgão estadual também comunicou que os estudos técnicos e a atualização da documentação necessária para dar continuidade às obras do empreendimento já foram concluídos, porém, a publicação do edital está condicionada à homologação físico-financeira por parte da instituição financeira. Segundo a Sejusc, a publicação do edital para contratação da empresa que ficará responsável pela retomada dos serviços da obra depende da aprovação pela Caixa.

Papel social da unidade – A Casa da Mulher Brasileira foi criada para centralizar serviços como delegacia especializada, Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário e atendimento psicossocial, reduzindo a necessidade de deslocamentos e a revitimização das mulheres. O projeto faz parte do programa “Mulher Segura e Protegida” do governo federal.

Em Manaus, a obra começou após o Amazonas receber recursos federais em 2014. No entanto, a construção foi interrompida e, mais de uma década depois, o prédio segue sem previsão de inauguração.

Enquanto isso, dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) mostram que, entre janeiro e maio de 2026, os casos de lesão corporal cresceram 22,3% em comparação com o mesmo período de 2025, passando de 2.119 para 2.591 ocorrências.

Ação civil pública nº 1029522-24.2022.4.01.3200

Consulta Processual

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.