
Risco de queimadas segue elevado no Brasil Central
O risco para a ocorrência e a propagação de queimadas continua elevado sobre o Brasil Central nos próximos dias. A atuação de uma massa de ar seco associada a um sistema de alta pressão mantém o tempo firme, reduz a formação de nuvens e impede a ocorrência de chuva em grande parte da região.
Esse padrão favorece tardes mais quentes e um ambiente cada vez mais seco, aumentando as condições para o surgimento e a rápida propagação de focos de incêndio.
O principal destaque continua sendo a baixa umidade relativa do ar. Durante as tardes, os índices permanecem abaixo dos 30% em diversas áreas de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de Minas Gerais e interior de São Paulo.
As condições mais críticas continuam concentradas em Goiás, no Distrito Federal e no centro-leste de Mato Grosso, onde a umidade pode variar entre 12% e 20% durante as horas mais quentes do dia, caracterizando situação de alerta.
Além da baixa umidade, outro fator que contribui para o aumento do risco de queimadas é a vegetação mais seca, característica do período de inverno no interior do país.
A combinação entre tempo firme, calor durante as tardes, vegetação ressecada e rajadas ocasionais de vento cria um ambiente favorável para que pequenos focos de incêndio se espalhem rapidamente, principalmente em áreas de pastagem e vegetação nativa.
A tendência é de poucas mudanças ao longo dos próximos dias. A massa de ar seco continua predominando sobre o Brasil Central, mantendo o tempo estável e os baixos índices de umidade.
No sábado, apenas o sul e o sudoeste de Mato Grosso do Sul podem registrar pancadas de chuva associadas ao avanço de uma frente fria pela Região Sul. Também há possibilidade de chuva no norte de Mato Grosso devido à umidade proveniente da Amazônia. No entanto, essas instabilidades não devem avançar sobre a maior parte do Centro-Oeste e, por isso, não são suficientes para reduzir o risco de queimadas na região.
Os mapas de previsão mantêm áreas de atenção e alerta para baixa umidade sobre o Centro-Oeste e parte do Sudeste, abrangendo principalmente Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, oeste da Bahia e Triângulo Mineiro.
Diante desse cenário, a recomendação é reforçar a hidratação, evitar atividades ao ar livre durante as horas mais quentes do dia e não realizar queimadas, já que qualquer foco pode se espalhar rapidamente em condições de tempo seco e baixa umidade.
Veja mais notícias em Geral