10/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Pesquisa do IBGE aponta alta de alvarás em Manaus puxada pela construção civil

Publicado em 30 de junho, 2026

Pesquisa do IBGE aponta alta de alvarás em Manaus puxada pela construção civil

O aquecimento da construção civil no Amazonas também se reflete nos indicadores do licenciamento urbano da Prefeitura de Manaus. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (Paic) 2024, mostram que o Estado movimentou R$ 6,1 bilhões em incorporações, obras e serviços da construção, sendo R$ 2,6 bilhões concentrados na construção de edifícios, segmento de maior participação na atividade econômica.

Em sintonia com esse cenário de crescimento, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), registrou aumento de 23% na área licenciada para construção em 2024. Ao longo do ano, foram emitidos alvarás que somaram 1.094.478,61 metros quadrados de novas edificações, frente aos 891.427,55 metros quadrados licenciados em 2023.

Setor

O desempenho confirma o fortalecimento do setor da construção civil na capital e demonstra o aumento da procura pelo licenciamento urbanístico, etapa fundamental para garantir que empreendimentos e edificações sejam executados de acordo com a legislação municipal, oferecendo mais segurança jurídica, técnica e urbanística para investidores e cidadãos.

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Antonio Peixoto, os números mostram que Manaus vive um ambiente favorável aos investimentos. “O licenciamento urbanístico é uma das portas de entrada desse processo, porque oferece segurança jurídica para quem empreende e garante que o crescimento da cidade ocorra de forma ordenada. Quando emitimos mais alvarás, movimentamos toda a cadeia da construção civil, geramos empregos, renda e fortalecemos o desenvolvimento econômico da capital”, afirmou.

Dados

Nos últimos cinco anos e quatro meses, entre janeiro de 2021 e maio de 2026, o sistema de licenciamento da Prefeitura de Manaus contabilizou mais de 6,3 milhões de metros quadrados licenciados por meio da emissão de novos alvarás de construção.

Além de assegurar o ordenamento urbano, o crescimento na emissão dos alvarás também movimenta a economia local. Conforme parâmetros utilizados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o volume de licenciamento realizado pelo Implurb contribuiu para a geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos em Manaus, abrangendo atividades da construção civil, prestação de serviços, comércio de materiais e toda a cadeia produtiva do setor.

O cenário acompanha o desempenho estadual apontado pela Paic 2024. Segundo o IBGE, o Amazonas ocupa a segunda posição da região Norte em número de pessoas ocupadas na construção civil, com 25,9 mil trabalhadores, reforçando a importância do segmento para a economia amazonense.

Para o diretor-presidente do Implurb, Antonio Peixoto, o crescimento dos indicadores demonstra que o planejamento urbano e o desenvolvimento econômico caminham juntos. “O papel do Implurb é garantir que esse desenvolvimento aconteça com responsabilidade, organização e qualidade, contribuindo para uma Manaus preparada para o presente e para o futuro”, disse.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.