25/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sinalização inteligente reforça segurança de estudantes no bairro Compensa

Publicado em 17 de junho, 2026

Fotos: Divulgação/IMMU

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), concluiu a implantação de um novo modelo de sinalização viária na rua Nelson Rodrigues, em frente à escola municipal Professor Alberto Makarem, no bairro Compensa, zona Oeste. A iniciativa integra as ações da gestão municipal voltadas à preservação da vida e à promoção de um trânsito mais seguro, especialmente em áreas com grande circulação de estudantes.

O novo sistema conta com sinalização horizontal reforçada, tachões refletivos, legendas educativas no pavimento e placas verticais de advertência, criando um ambiente visual que amplia a percepção dos condutores e estimula uma condução mais segura no entorno escolar.

“Segurança no trânsito começa pela prevenção. Essa nova sinalização foi implantada para induzir a redução da velocidade dos veículos antes da área escolar, reforçando a proteção dos estudantes e dos pedestres. Estamos utilizando técnicas de engenharia de tráfego para transformar esse trecho em um ambiente mais seguro, organizado e preparado para preservar vidas”, afirmou o diretor-presidente do IMMU, Elson Andrade.

A medida busca proteger estudantes, pais, professores e demais pedestres que utilizam diariamente a via. Estudos técnicos apontam que esse tipo de tratamento viário contribui significativamente para a redução da velocidade dos veículos, aumentando a segurança das travessias e diminuindo os riscos de acidentes em áreas sensíveis.

Além de reforçar a proteção dos pedestres, a nova configuração viária promove maior organização do fluxo de veículos, reduz manobras arriscadas e fortalece a cultura do respeito à sinalização de trânsito. Os tachões instalados ao longo do trecho também funcionam como alerta visual e sensorial, chamando a atenção dos motoristas para a necessidade de reduzir a velocidade e redobrar os cuidados ao se aproximar da escola.

Foto: Divulgação/IMMU

Com mais de uma década atuando como taxista, Fabrício Lopes avaliou, de forma positiva, a implantação da nova sinalização. “Aqui, o tráfego é intenso, com muitos carros pesados e ônibus circulando. Além disso, há um grande fluxo de pedestres. As escolas da região precisam muito dessa sinalização. Isso torna o local mais seguro, principalmente para as crianças. Muitas vezes nós, que estamos dirigindo, ficamos concentrados no trânsito e nem sempre percebemos tudo ao redor. Por isso, o pedestre precisa de mais segurança, e a sinalização ajuda bastante nesse sentido”, disse.

A implantação integra o cronograma permanente de melhorias executado pela Prefeitura de Manaus em todas as zonas da cidade. O objetivo é ampliar a segurança viária, modernizar a infraestrutura de trânsito e proporcionar mais qualidade de vida para a população, especialmente em locais que concentram grande fluxo de pessoas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.