24/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

EcoAmazônia: Roberto Cidade confirma construção de unidades do Corpo de Bombeiros no interior

Publicado em 05 de junho, 2026

EcoAmazônia: Roberto Cidade confirma construção de unidades do Corpo de Bombeiros no interior

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, anunciou, nesta sexta-feira (05/06), Dia Mundial do Meio Ambiente, a construção de duas bases operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) nos municípios de Apuí e Boca do Acre,(a 453 e 1.028 quilômetros de Manaus, respectivamente). Durante o evento, realizado no último dia da EcoAmazônia, também foi oficializada a contratação de 153 brigadistas para reforçar o combate aos incêndios florestais no estado.

Ao destacar os investimentos ambientais e o fortalecimento da atuação do estado no interior, o governador também ressaltou a importância da EcoAmazônia para a geração de oportunidades e incentivo à bioeconomia no Amazonas.

“Eu fico muito feliz em poder ver ações como essas funcionando, ações como essas gerando emprego, criando oportunidade. Fortalecer também o nosso Corpo de Bombeiros é uma missão. Eu sei que a cada ano que passa nós vamos ter outros fenômenos, isso sempre acontece, mas nós aqui do Amazonas a gente faz a nossa parte, se antecipando, melhorando o Corpo de Bombeiros, aumentando o efetivo”, afirmou Roberto Cidade ao lado dos Deputados Estaduais Adjuto Afonso e Cabo Maciel, além de demais autoridades.

Anúncio

O anúncio ocorreu durante a programação da EcoAmazônia, feira promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), no Centro de Convenções Vasco Vasques 2, em Manaus. Desde quarta-feira (03/06), o evento reúne mais de 70 estandes de bioeconomia, além de painéis, oficinas e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

O governador também assinou o Termo de Referência para contratação da empresa de engenharia civil responsável pela construção das bases operacionais. As unidades irão ampliar a presença do Corpo de Bombeiros em áreas estratégicas do sul do Amazonas durante o período de estiagem.

Meio ambiente

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a ampliação da presença do Estado no interior contribui não apenas para o enfrentamento aos incêndios florestais, mas também para reforçar a segurança nos municípios atendidos. “O governador Roberto Cidade tem falado sobre a gente focar a nossa atuação para o interior do estado e o que a gente tem visto é que quanto mais segurança a gente promove, seja pela presença do Batalhão Ambiental, seja pela presença do Corpo de Bombeiros, isso também garante uma segurança adicional ao município.”, enfatiza.

A iniciativa faz parte do Programa Floresta em Pé, coordenado pela Sema, no âmbito da cooperação financeira entre os governos do Brasil e da Alemanha, por meio do banco de desenvolvimento KfW. O programa é executado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), responsável pela condução do processo de contratação da obra.

Após a publicação do Termo de Referência no site da Fundação, as empresas interessadas terão prazo de 30 dias para apresentação das propostas. A previsão é que, após a contratação, as obras sejam concluídas em até 10 meses.

Reforço no combate às queimadas

Durante o evento, o governador Roberto Cidade também anunciou a contratação de 153 brigadistas que irão atuar principalmente nos municípios do sul do Amazonas, região que concentra os maiores índices de focos de calor durante a estiagem.

O investimento previsto é de aproximadamente R$ 4,7 milhões, também por meio do Programa Floresta em Pé. Os profissionais irão atuar em apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e às prefeituras no combate às queimadas e incêndios florestais.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Orleilso Muniz, a expansão da estrutura da corporação no interior fortalece a capacidade de resposta do Estado diante dos desafios climáticos.

“Hoje já estamos em 24 municípios. Aliado a essa expansão física, nós também teremos a contratação de mais de 150 brigadistas. É um reforço importante para o estado do Amazonas”, afirmou o comandante.

Expansão operacional

O fortalecimento da estrutura operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas também acompanha o processo de expansão da corporação no estado. Entre maio de 2025 e maio de 2026, o número de municípios com bases permanentes do CBMAM mais que dobrou, passando de 11 para 24 cidades com a implantação dos Grupamentos Integrados de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIPs).

O efetivo da corporação também registrou crescimento significativo nos últimos anos. Entre 2019 e 2025, o número de militares passou de 692 para 1.537 servidores, representando um aumento de 123%. O avanço é resultado, entre outros fatores, da realização do concurso público promovido em 2021, o primeiro para a corporação em 11 anos.

Sobre a EcoAmazônia

A programação da EcoAmazônia segue até esta sexta-feira (05/06), às 20h, no Centro de Convenções Vasco Vasques 2, localizado na avenida Pedro Teixeira, nº 167, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus.

Com entrada gratuita, o evento conta ainda com oficinas, palestras, painéis, exposições e atrações culturais voltadas à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento sustentável no Amazonas.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.