23/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Reino Unido reelege diretoria para novo ciclo no carnaval

Publicado em 25 de maio, 2026

Reino Unido reelege diretoria para novo ciclo no carnaval

Rangel Magalhães e João Tomé assumem comando da escola para os próximos três anos (Foto: Divulgação)

A tradicional Reino Unido da Liberdade viveu neste fim de semana mais um capítulo importante de sua história ao realizar a eleição que definiu a nova diretoria responsável por conduzir os destinos da agremiação pelos próximos três anos.

A vencedora foi a Chapa 01, encabeçada por Rangel Magalhães, eleito presidente, tendo João Tomé como vice-presidente. A dupla assume a missão de dar continuidade à trajetória de uma das maiores potências do carnaval amazonense.

Supercampeã do carnaval de Manaus, a Reino Unido construiu ao longo das décadas uma história marcada por títulos, desfiles memoráveis e sambas-enredo que atravessaram gerações. A escola consolidou-se como símbolo da cultura popular amazonense e referência do samba na região Norte.

Ao longo de sua trajetória, a agremiação emocionou o público com enredos grandiosos, alegorias marcantes e apresentações que ajudaram a escrever capítulos importantes da história do carnaval manauara.

A apuração dos votos, iniciada às 17h, foi marcada por emoção e homenagens. Antes da divulgação oficial do resultado, a escola prestou tributo a nomes históricos que ajudaram a construir a grandeza da Reino Unido e que já faleceram.

Entre os homenageados estavam Luizinho Sá, Chico Bossa, Zé Picanço, Sabazinho Artezão, Nego Dico e Junior LayOut, além de outros baluartes da escola.

O momento emocionou associados, antigos componentes e membros da comunidade presentes na sede da agremiação, que relembraram histórias e carnavais históricos vividos pela escola.

Após a confirmação da vitória, Rangel Magalhães agradeceu a confiança dos associados e destacou a importância da união da comunidade para os próximos anos da escola.

Quem também se pronunciou foi Ivan de Oliveira, radialista e ex-presidente da Reino Unido da Liberdade. Em discurso bastante aplaudido, ele ressaltou a importância da democracia interna e da união da escola após o processo eleitoral.

“A democracia foi respeitada e isso engrandece ainda mais a nossa Reino Unido. A eleição terminou e agora o mais importante é a escola. Não pode existir divisão interna. Independente de quem venceu, todos precisam caminhar juntos pelo fortalecimento da Reino Unido da Liberdade”, declarou Ivan de Oliveira.

A nova diretoria assume em um momento importante para o carnaval de Manaus, com o desafio de fortalecer projetos sociais e culturais, ampliar a presença comunitária da escola e preparar a agremiação para novas disputas na avenida.

Mais do que uma escola de samba, a Reino Unido da Liberdade representa a força da cultura popular amazonense e a tradição do samba construída por gerações de apaixonados pelo carnaval.

TAGS: #ReinoUnidoDaLiberdade, #Carnaval, #Manaus, #Samba, #RangelMagalhães, #JoãoTomé, #Amazonas

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.