07/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Nova edição do curso ‘Defensor Digital 60+’ é lançada pela Defensoria e FUnATI

Publicado em 08 de maio, 2026

Foto: Luiz Felipe Santos/DPE-AM

Apesar da formação de nível superior e de não apresentar hipossuficiência econômica, até o início deste ano a psicóloga clínica Dolores Vasconcelos, 71, sentia dificuldades em usar ferramentas tecnológicas que passaram a ser essenciais para acessar serviços básicos. A situação revela uma vulnerabilidade digital de pessoa idosa, condição que integra o escopo de atuação da Defensoria Pública.

Conforme os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa ainda é a realidade da maioria da população da terceira idade no país.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgada no segundo semestre do ano passado mostra que, por mais que a internet seja usada por 69% das pessoas idosas no país, 66% ainda não dominam o uso do telefone celular, principal meio para o acesso à internet.

Para reduzir esse indicador, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) lançou nesta sexta-feira (8) mais uma edição do curso “Defensor Digital 60+”, pioneiro no letramento digital de pessoas idosas no Amazonas.

A capacitação deste ano, que teve início em abril, tem como foco transformar a tecnologia em uma aliada da pessoa idosa, promovendo autonomia e segurança no ambiente virtual.

Aulas

Durante as 60 horas de aulas, os alunos aprendem desde funcionalidades básicas de smartphones e aplicativos de transporte até a prevenção contra golpes financeiros, desinformação e o uso de inteligência artificial (IA).

Aluna desta segunda edição do curso, Dolores Vasconcelos conta com entusiasmo: “Eu não sabia tirar print da tela do celular, não sabia chamar Uber, não sabia fazer Pix. Agora sei e estou dominando até o uso benéfico da IA”.

“O curso veio nos trazer a facilidade de lidarmos com o digital, para entendermos de informática, não só para benefício próprio, mas para nós sermos agentes multiplicadores, auxiliarmos outras pessoas que precisam, que não sabem ou têm dificuldade com a tecnologia”, resume a psicóloga aposentada.

Termo de Cooperação

Durante a solenidade de lançamento do curso, a Defensoria Pública assinou um Termo de Cooperação com a universidade para ampliar o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à promoção dos direitos da pessoa idosa, educação em direitos, cidadania, acesso à justiça, defesa do consumidor, inclusão social, atividades interdisciplinares, projetos institucionais, entre outras.

Foto: Luiz Felipe Santos/DPE-AM

“A terceira idade é muito importante para a Defensoria”, destacou o defensor público geral, Rafael Barbosa.

“Nós temos um trabalho com a FUnATI há muitos anos, com atendimentos e cursos. Agora, damos um passo importante para essa parceria ficar cada vez mais forte com a assinatura do Termo de Cooperação e com o lançamento de mais uma edição do ‘Defensor Digital 60+’, que procura colocar a pessoa idosa dentro do mundo digital com segurança, prevenindo golpes, auxiliando na utilização dos meios tecnológicos. Esse é o papel da Defensoria, educar e promover direitos e cidadania para todo mundo”, acrescentou.

Coordenador do curso e do Núcleo de Atendimento e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa (Nuappi), o defensor Marcelo Pinheiro afirmou que, por meio da educação, é possível levar a emancipação necessária para que as pessoas idosas possam navegar no mundo digital com mais segurança.

“Com o Termo de Cooperação que assinamos, agora teremos um instrumento para melhorar mais ainda a atividade da Defensoria Pública na promoção dos direitos da pessoa idosa, pois contamos com o apoio desse centro de conhecimentos sobre o envelhecimento no nosso estado”, destacou.

O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, disse que a parceria com a Defensoria Pública é fundamental para a instituição. “Nós não abrimos mão dessa parceria”, ressaltou.

Sobre o “Defensor Digital 60+”, Euler Ribeiro disse que, por meio do curso, as pessoas idosas “estão aprendendo a se defender usando a tecnologia moderna”. “Não basta ter o celular, tem que saber usar e se proteger, porque eles podem perder dinheiro com golpes”, observou.

A solenidade foi realizada na sede da FUnATI, localizada na avenida Brasil, nº 11.430, bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.