18/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

MPAM acompanhará assistência a famílias atingidas por incêndio no São Jorge

Publicado em 06 de maio, 2026

MPAM acompanhará assistência a famílias atingidas por incêndio no São Jorge

Diante do cenário de destruição deixado por um incêndio de grandes proporções, no último domingo (03/05), no chamado “Beco do Jacaré, situado no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou uma inspeção na área afetada, nesta quarta-feira (06/05), e anunciou a instauração de notícia de fato para acompanhar o atendimento às famílias afetadas.

A visita foi conduzida pela procuradora de Justiça Delisa Olívia Vieiralves Ferreira, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Proteção e Defesa do Consumidor, dos Direitos Constitucionais do Cidadão e do Patrimônio Público (CAO-PDC), e pelo promotor Antônio José Mancilha, titular da 57ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (Prodihc).

Durante diligências preliminares, os membros buscaram identificar os moradores prejudicados e quais as providências a serem tomadas. Após levantamento junto a uma representante comunitária, foram contabilizadas 50 moradias destruídas pelas chamas.

MPAM

O MP constatou cenário de violação de direitos fundamentais de pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente quanto a moradia, assistência social e saúde, o que levou o órgão a decidir pela instauração de notícia de fato.

“Fomos ao ‘Beco da Jacaré’ e observamos que as circunstâncias não são favoráveis, com muitas pessoas abrigadas na igreja local, outras com familiares e algumas até pagando aluguel, sem falar que há crianças fora da escola. A situação é catastrófica”, lamentou a procuradora Delisa Vieiralves.

De acordo com o promotor Antônio Mancilha, cabe aos Executivos municipal e estadual acolher essa população, inicialmente em espaços alugados e depois em habitações definitivas. “Para isso, é necessário que seja feito um levantamento das pessoas que realmente se encontravam no local e foram afetadas pelo incêndio. Em princípio, a intenção do MPAM é acompanhar esse movimento por parte do Poder Público”, informou.

Além de fiscalizar a atuação dos órgãos competentes, o MPAM realizará uma campanha de arrecadação de roupas, itens de higiene a alimentos. Os interessados em doar podem se dirigir à sede do MP, no bairro Nova Esperança, ou à Casa da Cidadania e Justiça Social, na Av. Djalma Batista, bairro Chapada.

Tags:

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.