11/JUN 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sejusc apresenta ações de proteção a crianças e adolescentes em seminário do MEC

Publicado em 28 de abril, 2026

Sejusc apresenta ações de proteção a crianças e adolescentes em seminário do MEC

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), apresentou as principais ações de proteção à infância e adolescência durante o Seminário Políticas Públicas para a Primeira Infância: Diagnóstico e Ação. O evento, na segunda-feira (27/04), ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), localizado na, zona centro-sul de Manaus.

“A política da criança e do adolescente tem sido pauta prioritária na gestão do Governo do Amazonas, com avanços nas áreas da saúde, educação, direitos humanos, assistência social e segurança, evidenciando a importância da intersetorialidade para o desenvolvimento infantil”, afirmou a secretária de Estado da Sejusc, Jussara Pedrosa.

Parceria

Realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), o encontro reuniu representantes dos governos federal, estadual e municipal. A programação contou com painéis para apresentação de estratégias para o desenvolvimento infantil e reforçou a importância da atuação integrada.

Durante o evento, a secretária da Sejusc apresentou ao público as iniciativas desenvolvidas pela pasta, por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), e das demais secretarias de Estado que têm políticas para a primeira infância como Educação (Secretaria de Educação), Assistência Social (Seas) e Saúde (SES-AM). O trabalho tem integrado diferentes áreas para garantir proteção e desenvolvimento às crianças amazonenses.

Trabalho

“Todo esse trabalho envolve desde a segurança alimentar nas escolas até o fortalecimento da rede de atendimento materno-infantil, com investimentos, parcerias e qualificação dos serviços. Como resultado, conseguimos reduzir em 16% a mortalidade infantil no Amazonas, o que representa um avanço significativo no cuidado com a primeira infância”, informou Jussara Pedrosa.

A secretária concluiu afirmando que a Sejusc segue avançando nas frentes de saúde, educação, direitos humanos, assistência social, segurança e em políticas públicas diretamente ligadas ao desenvolvimento das crianças, porque criança é, de fato, a prioridade absoluta.

Tags: ,

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.