07/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Caprichoso recebe MinC e articula políticas culturais

Publicado em 21 de abril, 2026

Caprichoso recebe MinC e articula políticas culturais

O Boi Caprichoso recebeu, nesta segunda-feira (20), a secretária de Articulação Federativa da Cultura e dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Santos, e o coordenador do escritório do MinC no Amazonas, Ruan Octávio, em agenda voltada ao fortalecimento das políticas culturais no município.

A visita teve início na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascale, onde foi apresentada a exposição “Retalhos da Cultura”, projeto que alia arte e sustentabilidade por meio da reutilização de resíduos têxteis das alegorias do Festival de Parintins. As peças produzidas, como bolsas e roupas artesanais, já alcançaram projeção nacional, no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), e internacional, com participação no Fashion Revolution 2026.

“Participamos de um movimento global em que 100 países discutem a moda sustentável e já fomos convidadas para outros eventos”, destacou a artesã Regiane Lima.

Visita

A gestora da escola, Irian Butel, ressaltou a importância da visita institucional para o reconhecimento das iniciativas locais. “A visita da secretária tem um significado gigantesco, uma vez que a Escolinha é reconhecida nacionalmente. Isso nos integra à rede de apoio da articulação federativa dos fazedores de cultura e fortalece a efetivação de políticas culturais no município”, afirmou.

Durante a agenda, a secretária Roberta Santos enfatizou a necessidade de ampliar investimentos na formação cultural. “Parintins representa uma multiplicidade cultural. É preciso ampliar recursos para formação de novos artistas, agentes culturais e brincantes”, declarou, citando políticas públicas como as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.

Cultural

Ela também defendeu maior inserção dos bois-bumbás no debate cultural nacional e destacou o avanço na regulamentação da profissão de dançarino no Brasil, reforçando a importância de que os profissionais conheçam seus direitos.

Em reunião com o Conselho de Artes, a secretária destacou ainda a necessidade de reconhecimento dos artistas locais como mestres da cultura popular. “São os verdadeiros criadores das expressões culturais do Brasil”, afirmou.

Festival

O presidente do Conselho de Artes do Caprichoso, Ericky Nakanome, avaliou que a aproximação com o Ministério da Cultura amplia oportunidades para o Festival. “Isso ajuda a consolidar o artista de Parintins como um fazedor de arte nacional”, disse.

Já o coordenador do MinC no Amazonas, Ruan Octávio, afirmou que vai defender o reconhecimento de Parintins como Capital Nacional da Cultura e anunciou a aproximação da Funarte com os artistas locais.

A visita contou ainda com a presença da secretária municipal de Cultura, Rozenilce Santos, e reforça o papel do Festival de Parintins como uma das maiores expressões culturais do Brasil.

SEO Tags: #Caprichoso, #Parintins, #Cultura, #MinC, #PolíticasCulturais, #FestivalDeParintins, #Arte, #Amazonas

Veja mais notícias em Parintins

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.