16/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Sejusc promove 6º encontro de adolescentes egressos do sistema socioeducativo

Publicado em 15 de abril, 2026

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quarta-feira (15/04), o 6º encontro de adolescentes egressos do sistema socioeducativo do Amazonas, participantes do Programa #Conectados. A ação aconteceu no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus.

O encontro, promovido pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), teve como tema “Para além dos muros da socioeducação” e abordou o acompanhamento pós-medida, com foco no suporte aos egressos e seus familiares, especialmente nas áreas de escolarização, profissionalização, assistência e empregabilidade.

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou a importância do momento para evidenciar os resultados do sistema socioeducativo no estado. “Esse encontro mostra os avanços na nossa rede de proteção e reforça o compromisso do Estado em garantir oportunidades para que esses adolescentes não voltem a cometer atos infracionais”, afirmou.

Para a secretária executiva da Sedca, Rosalina Lôbo, o encontro também é uma oportunidade de avaliar as ações desenvolvidas. “É um momento importante para acompanharmos como esses adolescentes estão após o cumprimento das medidas, seja na vida familiar, educacional ou profissional, além de fortalecer o processo de ressocialização”, disse.

Egresso

Cursando o 4º período de Direito na Universidade Nilton Lins, instituição parceira do Programa #Conectados, o egresso Kelveny Seixas falou sobre a importância do acompanhamento após a medida socioeducativa. “A gente recebe suporte constante da equipe, com acompanhamento semanal e apoio em diversas áreas, como educação, saúde e documentação. Isso faz toda a diferença no nosso desenvolvimento”, relatou.

O encontro contou com a palestra “Empreendedorismo na Juventude – Desafios e Oportunidades”, ministrada pelo empresário Dedé Marques. Ao final, os participantes tiveram acesso a serviços como corte de cabelo, limpeza de pele e massagens, esmaltação, entre outros serviços de autocuidados e bem-estar.

#Conectados

O Programa #Conectados acompanha adolescentes por meio de atendimentos individuais e personalizados, presenciais e online, com foco na capacitação e reintegração social.

A iniciativa está alinhada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e conta com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que atuam de forma integrada com a rede de atendimento.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.