
Foto: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
O primeiro Curral do Boi Garantido no Sambódromo de Manaus reuniu, no sábado (4/4), torcedores, artistas e integrantes do movimento vermelho e branco em uma noite de celebração da cultura popular. O evento integra a programação do Ensaio dos Bumbás 2026, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O evento teve como destaque a comemoração dos 30 anos do Movimento Amigos do Garantido (MAG). A programação incluiu o lançamento da tradicional Feijoada do MAG 2026, marcada para o dia 13 de junho, e a apresentação da primeira candidata ao concurso Morena Bela 2026.
Realizado simultaneamente ao lançamento do álbum 2026 do Boi Garantido, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), o evento reforçou a conexão cultural entre a capital e o município.
O diretor de eventos do MAG, Rivaldo Pereira, destacou a trajetória do movimento ao longo de três décadas e o papel do movimento na valorização da cultura amazônica. Segundo ele, o grupo surgiu em 1996 com o objetivo de fortalecer a presença do Garantido em Manaus e, desde então, tornou-se uma referência na mobilização da torcida.
“O MAG é trabalho, é amor, é respeito. É uma família que construiu credibilidade ao longo desses 30 anos e ajudou a ampliar a presença do Garantido na capital”, afirmou.
Rivaldo Pereira falou sobre a relação histórica do movimento com o crescimento da torcida do Garantido em Manaus, reforçando o impacto cultural ao longo dos anos. “Com muito trabalho conseguimos fortalecer a presença do Garantido na capital. Hoje, a galera vermelha e branca é ainda maior, e isso é resultado direto desse esforço coletivo. O MAG ajudou a construir essa identidade e a manter viva a paixão pelo nosso boi”, disse.
Outro momento importante da noite foi a apresentação da candidata Sarah Letícia, que deu início à disputa pelo título de Morena Bela 2026. A jovem destacou a expectativa para o concurso e a importância do evento como vitrine cultural.
“É uma emoção muito grande participar desse momento. Eu me preparei para esse desafio e estou com grandes expectativas para representar o Garantido”, declarou.

Foto: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Com um repertório que envolveu toadas antológicas até as mais recentes de 2026, o público acompanhou as apresentações de Ianayra, Márcia Novo, Carlinhos do Boi, Leonardo Castello, Bruno Costa e P.A. Chaves. A noite também contou com Batucada do Boi Garantido, o grupo de dança Garantido Show e a torcida Comando Garantido.
Para o público, o evento também reforça o papel do MAG na difusão da cultura do boi-bumbá em Manaus. A torcedora Sabrina Tenório ressaltou a importância do movimento na aproximação entre a capital e o festival. “O MAG tem um papel fundamental em trazer o Festival de Parintins para mais perto de quem está em Manaus. São 30 anos contribuindo para o fortalecimento da cultura”, disse.
11 de abril – Bar do Boi Caprichoso
18 de abril – Curral do Garantido
25 de abril – Bar do Boi Caprichoso
2 de maio – Bar do Boi Caprichoso
9 de maio – Curral do Garantido
16 de maio – Curral do Garantido
23 de maio – Bar do Boi Caprichoso
5 de junho – Curral do Garantido
13 de junho – Bar do Boi Caprichoso